Email  

Educação

Prefeitura anuncia ampliação de vagas em creches e retomada presencial das aulas

coletiva 
     O Prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta quinta-feira, 1º de julho, investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação de 8 creches municipais, possibilitando a abertura de cerca de 400 novas vagas. 
     Segundo Ferreira, ao optar pela ampliação das unidades, a Prefeitura garante um custo-benefício maior, do que se o investimento fosse feito para a construção de uma nova unidade, tendo em vista a quantidade de vagas abertas em vários bairros a um custo inferior. Para ser ter uma ideia, uma creche nova demanda, em média, R$ 3 milhões e atende até 140 crianças, sem contar os gastos operacionais para o funcionamento. 
     As unidades que receberão as obras de ampliação, cujas licitações serão abertas a partir desta sexta-feira, 2, estão situadas nos bairros Jardins Luíza 1 e 2, Peres Elias, Pulicano, Polo Clube, Primo Meneghetti, Palmeiras e Jardim Tropical 2. As creches foram definidas pela Secretaria de Educação, em virtude da demanda de alunos nas regiões e pelas áreas comportarem a ampliação.
     Atualmente, estão sendo atendidas em 79 creches na cidade, 10.377 crianças, com idade de 4 meses a 5 anos e 11 meses. Além do repasse da subvenção mensal para o atendimento das crianças, a Prefeitura também disponibiliza os móveis, equipamentos e materiais necessários para o funcionamento das unidades administradas por entidades da cidade.
     De acordo com a Secretaria de Educação, foram convocadas para o atendimento em creches neste ano, mediante chamamento da Central de Vagas, 2.350 crianças.

 

Retomada das aulas
     Além dos investimentos, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou o cronograma para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, em escolas e creches, após análise da situação epidemiológica da pandemia da Covid-19, na cidade. A queda na taxa de transmissão da doença para 0.8, fazendo de Franca uma das cidades, com menor índice de transmissibilidade, número de atendimentos prestados no Pronto-Socorro 'Dr. Álvaro Azzuz', sendo que nenhum paciente aguardava transferência para leito de UTI, na manhã desta quinta-feira, além do avanço no cronograma de imunização da população, foram essenciais para as novas ações.
     De acordo com o prefeito, a programação tem início já na próxima semana, onde os pais e responsáveis pelos alunos serão comunicados sobre o retorno presencial, a partir do dia 2 de agosto, com capacidade parcial, seguindo os protocolos sanitários e a imunização dos profissionais da Educação.
     As atividades presenciais nas creches serão retomadas a partir do próximo dia 27, deste mês.
     A partir desta data até o dia 06 de agosto, serão realizadas atividades nos sistemas remoto e híbrido, com atividades on-line e presencial, com capacidade parcial, de acordo com a situação epidemiológica no período. 
     O cronograma prevê a partir do dia 9 de agosto, aulas de reforço para os alunos que não tiveram engajamento durante a pandemia, com atendimento presencial e híbrido até o início de setembro, por professores que já tenham recebido a segunda dose das vacinas.
     A previsão é que a partir do dia 9 de setembro, com a imunização da maioria dos profissionais da Educação, as aulas sejam retomadas para a totalidade dos alunos, presenciais e remotas, com estudo intensivo para a recuperação e avanço nos conhecimentos em relação as habilidades, previstas no Currículo Paulista.

Conselheiros de Alimentação participam de Formação

 
     Em tempos de pandemia, com mudanças na legislação e outras atualizações na forma de relacionamento das pessoas, a Prefeitura de Franca e o Conselho de Alimentação Escolar conseguiram viabilizar pela primeira vez na cidade, a realização de um curso específico em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estará ocorrendo nesta sexta-feira, 25, a partir das 8h30, com quatro horas de duração, no formato virtual com a participação de pelo menos 12 dos 14 conselheiros, que integram o Conselho de Alimentação Escolar de Franca, além da nutricionista da Prefeitura, que cuida da execução do PNAE e das orientações envolvendo a merenda escolar, que é disponibilizada nas escolas municpais, estaduais e creches da cidade.
     É uma formação que objetiva capacitar os conselheiros para o melhor exercício de suas funções, considerando que o colegiado tem papel deliberativo e também de oferecer suporte para acessoramento e desenvolvimento da política no setor de alimentação escolar. E segundo a presidente do Conselho, Rejane Cristina Silva Barbosa, a boa receptividade pelo prefeito Alexandre Ferreira, em atender ao pedidos deste colegiado, enquanto gestor, a proposta do curso veio num momento oportuno, pois o colegiado foi renovado em cerca de 95% dos seus membros e somente ela tem essa formação.
     Além dessa particularidade, o município está dando cumprimento a legislação vigente, que é a formação continuada dos atores que participam do Programa de Alimentação Escolar. 

 

A programação
     O roteiro da programação prevê para às 8h30, abertura do evento, seguida da  apresentação de Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar), Daniella Murador, às 8h50, falando sobre o "PNAE e o Controle Social", bem como focando sobre "O Papel dos Conselheiros". Depois serão tratados temas como "Direitos e Deveres do CAE", com  Letícia Spricido, que abordará ainda duas outras questões, às 11h, "Demandas práticas do dia a dia" e, logo em seguida, sobre "O que se espera de um conselheiro". A parte final será dedicada a interação dos participantes, formulando perguntas e tirando dúvidas.

Educação entrega mais de 38 mil kits de alimentação escolar

WhatsApp Image 2021 06 22 at 10.43.36 
      A Secretaria de Educação conclui nos próximos dias, a entrega de 38.146 kits de alimentação escolar, no primeiro semestre deste ano, para os alunos atendidos nas escolas e creches conveniadas da rede municipal de ensino.
     Os kits distribuídos pelas escolas, em todas as regiões da cidade, foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visam fornecer alimentos, que compõem a merenda escolar, como arroz, feijão, óleo, macarrão, bebida láctea ou leite em pó, com o acréscimo de uma fruta, banana ou maçã, iogurte e ovos, promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que a medida continua válida durante todo o período, em que as aulas forem ministradas de forma remota nas escolas públicas de educação básica e creches.
     Segundo ela, estão sendo beneficiados todos os alunos matriculados na rede municipal, que foram cadastrados pelas unidades escolares. As pessoas que não estão recebendo o auxílio, poderão procurar a escola para efetuar o cadastro, podendo retirar o kit de alimentos no próximo mês. 

Alunos da Sala de Leitura entrevistam o prefeito Alexandre Ferreira

DIP 3922 copiar 
     Um grupo de alunos do Ensino Fundamental da EMEB Olívia Correa Costa, do Jardim Paineiras, teve uma tarde diferente nesta segunda-feira, 21.
     Por meio do Projeto Salas de Leitura, desenvolvido pelo Setor de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, alguns alunos das salas de 3º ao 5º ano, acompanhados pelos pais, avós, as professoras coordenadoras do projeto e a secretária Márcia Gatti, tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Alexandre Ferreira, através de uma transmissão ao vivo, por meio do canal do Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria de Educação, pelo Youtube.
     Durante o bate papo de cerca de uma hora, com os estudantes, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre as suas formações escolar e profissional, o trabalho diário à frente da Prefeitura, o hábito da leitura e respondeu a um 'ping-pong', com perguntas sobre as suas preferências musicais, filme, time preferido, cores, comida, lugares, hobby, dentre outros.
     Alexandre Ferreira destacou a importância das Salas de Leitura nas escolas municipais, onde os alunos recebem o acompanhamento de professores capacitados, tendo a oportunidade de participarem de contação de histórias, trabalhando melhor a interpretação de textos, pontuação, a leitura correta e a produção de textos. "Ás vezes, a leitura pode não parecer interessante, mas com ela, você vai ganhando mais conhecimentos, vocabulários e ensinamentos. A leitura te leva a viajar e a conhecer vários lugares, sem sair do lugar. É uma grande experiência", declarou ele.
     Ferreira também destacou a importância das crianças se dedicarem aos estudos e a concretização dos seus sonhos, sempre com planejamento e o esforço de cada um. "Eu acredito muito no potencial dessa geração e que vocês vão capitanear a nossa sociedade, com muito conhecimento e disposição para melhorar a vida das pessoas", disse o prefeito.
     Atualmente, 37 escolas municipais contam com Salas de Leitura, com a atuação de 53 professores.
     A entrevista com o prefeito Alexandre Ferreira fará parte da segunda edição do Jornal Literário, que será apresentado no segundo semestre deste ano. O jornal produzido pelos alunos das Salas de Leitura é composto por matérias, reportagens, entrevista com uma personalidade, indicações literarárias dos alunos, passatempos, carta ao leitor, dentre outros. O primeiro exemplar, totalmente, digital, com previsão de também ser impresso, conta com uma entrevista com Márcia Gatti, secretária de Educação, produzida pelos alunos da EMEB Rubens Zumstein, do Jardim Piratininga.
     Rita Mozzeti, responsável pelo Centro Municipal de Formação Continuada, explicou que as Salas de Leitura têm feito a diferença no dia-a-dia das crianças, durante a pandemia. Mesmo com aulas remotas, os alunos têm contato direto com as professoras, por meio de contações de histórias, vídeos, poemas e produção de textos, podendo interagir com a educadora. Ela também ressaltou a importância da parceria com a família,  acompanhando de perto toda a evolução dos estudantes. 
 

Educação recebe inscrições para a EJA

WhatsApp Image 2021 06 10 at 08.05.15 
     As inscrições para o 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal foram iniciadas nesta segunda-feira,14 e poderão ser efetuadas em quatro escolas, das 14 às 19h30 até o dia 15 de julho
     Os interessados em retornar aos estudos deverão ter a idade de 15 anos completos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, 18 anos completos. 
     Para realizar a matricula é necessário apresentar os documentos original e cópias do RG, CPF, certidão de reservista (homens), título de eleitor, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento ou casamento, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. 
     Para o Ensino Semipresencial, no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala, as matrículas poderão ser feitas a partir do dia 12 de julho, com horário de atendimento das 13 às 19h30.
     Confira a relação das escolas municipais disponíveis para o recebimento das inscrições:

 

Escola Prof. Antônio Sicchierolli - Jardim América / 3723- 9219
Escola Prof. José Mário Faleiros - Jardim Aeroporto 3 / 3701- 8922
Escola Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa - Jardim Redentor / 3703-0222
Escola Prof.ª Nair Martins Rocha - Jardim Integração / 3723-6788
CESUM Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - Centro / 3701-836

 

     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3711-9219 ou 3711-9226.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais