Email  

Educação

Educação convoca candidatos do Bolsa Medicina

banner bolsa medicina municipal 
      A Secretaria Municipal de Educação convocou os candidatos habilitados para a próxima fase do processo seletivo do Programa Bolsa Medicina-2021, para uma reunião de vídeoconferência marcada para esta sexta-feira, 23, às 11h30. Trata-se do resultado final daqueles que atenderam as exigências do edital, onde seis candidatos foram pré-selecionados, sendo 3 titulares e 3 suplentes.
      Essa reunião por videoconferência, exclusiva aos 3 titulares, servirá para formalizar a inclusão dos participantes no programa e para transmitir orientações gerais sobre o benefício. Os estudantes relacionados no edital publicado na edição desta quarta-feira, 21, do Diário Oficial do Município, devem encaminhar uma mensagem por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o link de acesso à reunião.
      O programa Bolsa Medicina recebeu ao todo, 38 inscrições dos quais 23 foram classificadas para a segunda fase, das entrevistas e dessa etapa, foram aprovados três titulares e os respectivos suplentes. A Bolsa Medicina é oferecida pela Prefeitura de Franca e o Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF), onde o custeio é dividido entre as três partes, faculdade, aluno e Prefeitura.

Universidade Aberta recebe inscrições para Bacharelado e Licenciatura

UAB original 
       O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca está com inscrições abertas para o vestibular anual da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com a oferta de 64 vagas divididas entre as Licenciaturas (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia) e Computação (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação). Os alunos do curso de Computação farão a opção de uma das três áreas, após um ano e meio de curso. Já os ingressantes para as Licenciaturas farão a opção a partir do 2º ano de curso. As aulas serão totalmente gratuitas e on-line realizadas pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. 
As inscrições poderão ser feitas até às 23h59, do dia 20 de maio, pelo site: vestibular.univesp.br, onde o candidato poderá escolher cinco opções de polo, no momento do cadastro. É importante que o interessado leia as regras e siga as orientações do vestibular. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 45,00.
        As provas do vestibular serão presenciais e ocorrerão em duas datas. Para o Eixo de Licenciatura, no dia 13 de junho e no dia 20 de junho para o Eixo de Computação, às 13h. A VUNESP (empresa organizadora do vestibular) seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à COVID-19. A lista completa dos locais de exame estará disponível no site vestibular.univesp.br, a partir do dia 2 de junho
As aulas têm previsão de início para o mês de agosto deste ano.      

Rede Municipal inicia recesso a partir de segunda-feira

pexels tirachard kumtanom 733856 
      A Secretaria de Educação segue trabalhando, remotamente, com os alunos da rede municipal de ensino, anunciando a partir da próxima segunda-feira, 19, um período de recesso escolar até o dia 23, cumprindo o calendário homologado, seguindo a legislação que determina a organização do ano letivo de 2.021 e obedecendo os 200 dias letivos. 
      As férias docentes, conforme a legislação, num primeiro instante ocorreram de 7 a 26 de janeiro. Os recessos escolares na rede municipal estão previstos para a próxima semana de abril, de 8 a 16 de julho, de 11 a 15 de outubro e, em dezembro, após o encerramento do ano letivo. 
      A informação foi confirmada pela secretária da pasta, Márcia Gatti, observando que, em relação a um possível retorno das aulas presenciais, ao contrário do Governo Estadual, que antecipou os recessos de abril e de outubro e retomou, de forma restrita, as aulas presenciais, com 35% da capacidade das salas. Essa decisão em nível municipal, ficará para um momento oportuno, dependendo do término das adequações das escolas, que estão quase concluídas e das condições epidemiológicas da cidade.

 

Como ficou o município
      A equipe da Secretaria Municipal de Educação achou por bem, seguir em parte, o que estava proposto para a rede estadual, pois em situação de ensino remoto, considerou importante para alunos e professores, a definição de quatro pequenas pausas durante o ano (recessos). 
      Assim foi iniciado o ano letivo de forma remota em 8 de fevereiro, por conta da realização da atribuição de aulas on-line, pela primeira vez, na rede. Por ocasião da fase emergencial, a rede estadual antecipou os recessos de abril e outubro. No entanto, informou a secretária de Educação, Márcia Gatti, que o município decidiu manter o calendário já homologado. "Os alunos e professores estavam em um ritmo bom de trabalho e não achamos prudente, interromper as aulas e os atendimentos remotos", disse.



Avaliação do formato remoto
      A secretária de Educação afirmou considerar que a implantação da planilha de monitoramento e acompanhamento dos alunos, com o registro diário das tarefas desenvolvidas pelos professores, está imprimido maior transparência ao trabalho remoto. Tanto os pais, quanto os professores, equipe gestora das escolas e técnicos da secretaria podem acompanhar e monitorar as atividades remotas. 
      A secretária fez um apelo para que os pais incentivem os seus filhos a participarem ativamente das aulas, para que não haja um comprometimento do aprendizado. 
      As equipes estão elaborando o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Neste planejamento, devem ser previstas, obrigatoriamente, ações de reforço escolar para os alunos que, possivelmente, retornarão às escolas com dificuldades de aprendizagem. 
      Após o recesso escolar de abril, a partir do dia 26, o planejamento é iniciar a segunda vistoria nas escolas municipais e creches, que estão passando por adequações físicas. 

Educação convoca classificados para próxima fase do Bolsa Medicina

banner bolsa medicina municipal 

            A Secretaria de Educação publicou na edição desta terça-feira, 30, do Diário Oficial do Município, o edital de convocação dos candidatos, que foram classificados para a segunda etapa do processo seletivo do Programa Bolsa Medicina Municipal.

            Segundo a secretaria, foram oficializadas 38 inscrições para este processo seletivo, inclusive com a entrega da documentação exigida. As equipes responsáveis pelo programa, fizeram a análise da documentação apresentada, observando os critérios previstos na legislação municipal, como tempo de moradia na cidade, renda familiar, onde e em quais condições estudaram, escolas públicas ou particulares, entre outras.

            De acordo com o documento publicado nesta terça-feira, estão sendo convocados 23 estudantes, relacionados em ordem alfabética, que deverão participar da fase de entrevistas sociais, que serão realizadas, por videochamadas, pela equipe de assistentes socias da Secretaria de Educação, considerando a fase emergencial do Plano São Paulo e a necessidade de isolamento social.

            As entrevistas sociais estão agendadas para os dias 6, 7 e 9 de abril, a partir das 07h30 e a principal orientação é para que os candidatos convocados encaminhem uma mensagem para os e-mails  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o link de acesso a videochamada até a véspera da data estabelecida para a entrevista.  Durante a conversa com a assistente social, o estudante deve estar munido de sua carteira profissional, bem como de todos os membros do seu grupo familiar e, preferencialmente, estar acompanhado de seu responsável financeiro.

            O edital prevê que a não realização da entrevista social, no dia e horário estabelecidos, implicará na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 330, de 27 de fevereiro de 2020.

            O Programa Bolsa Medicina Municipal disponibiliza três vagas, exclusivamente, para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) e  o auxílio, uma vez concedido, terá efeito retroativo ao início do período letivo. Pela legislação, que regula o Bolsa Medicina Municipal, o custeio do curso será feito, igualitariamente, entre o aluno, a faculdade e a Prefeitura.

Educação cria Banco de Atividades para creches e Educação Infantil

pexels pixabay 207665 

            Com aulas remotas desde o mês passado, na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação busca, diariamente, aperfeiçoar e ampliar o material pedagógico para apoiar o Planejamento Escolar previsto para este ano letivo.

            Neste sentido, a equipe pedagógica da Seção de Educação Infantil e Creches da Secretaria de Educação, está finalizando um Banco de Atividades, cujo objetivo é o de auxiliar os professores e educadores, em suas aulas remotas e contribuir com ideias, que poderão ser enriquecidas e transformadas, de acordo com o planejamento elaborado pelo professor. O educador tem autonomia para criar outras sequências de atividades e utilizar o material disponibilizado como apoio. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, os campos de experiências devem ser amplamente explorados na Educação Infantil.

            O rico material, que estará em constante atualização, contempla atividades como textos e histórias, vídeos, áudios, sugestões de recortes, trabalhos com sucatas e até dicas de receitas, todas separadas por faixas etárias do berçário, passando pelo maternal e as fases 1 e 2 da Educação Infantil. Atualmente, são atendidas nas Creches e Educação Infantil, 4.498 crianças, com idade entre 4 meses a 5 anos e 11 meses.

            Márcia Gatti, Secretária de Educação, informou que o Banco de Atividades da Educação Infantil está sendo finalizado pela equipe pedagógica da secretaria e, nos próximos dias, estará disponível para os educadores da rede municipal. Porém, ressaltou que, além dos professores, as famílias dos estudantes também terão acesso ao material, mediante orientações dos professores, contribuindo com as crianças e seus responsáveis na execução das atividades. 

            A secretária destacou ainda que a Educação Infantil é uma etapa marcante na vida das crianças e deve assegurar momentos que priorizem as interações e as brincadeiras, como eixos estruturantes para a organização de tempos e espaços, de modo que as experiências sejam ricas e desafiadoras para as crianças. Outro aspecto importante é que a criança seja ouvida pelos adultos e possa expressar suas ideias e suas necessidades, impressões sobre o mundo, possam participar da organização dos espaços e das brincadeiras. "Este é um material preparado com muita dedicação e carinho por parte da nossa equipe pedagógica e, neste período de pandemia, com o ensino remoto, é necessário que as atividades sejam coerentes com proposta pedagógica e possíveis de serem realizadas pelas famílias, que devem ser constantemente orientadas, para que se transformem em interlocutores eficazes para o professor no processo de desenvolvimento das crianças", informou.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais