A Prefeitura de Franca em conjunto com a Polícia Militar concluem, nesta terça-feira, a Campanha Pipas sem Mortes, realizada nas escolas municipais desde o começo de agosto, que contemplou mais de 4,5 mil estudantes dos quartos e quintos anos. Duas palestras estão programadas, uma delas no período da manhã, seguida de uma apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar da Companhia de Ribeirão Preto, a partir das 8h30 na Escola Municipal ‘Nelson dos Santos Damasceno’, no Jardim Bonsucesso.
A palestra da tarde ocorrerá a partir das 14 horas. Esse trabalho envolveu educadores da Secretaria da Educação e policiais Militares, que por seguidos dias visitaram e palestraram nas unidades de ensino, exibindo filmes e cartazes com situações de acidentes fatais envolvendo a soltura de pipas com linhas cortantes (cerol) ou nas proximidades de redes de energia. Ao longo desses encontros houve além das falas dos responsáveis pela campanha, houve muita interação com a plateia fazendo seus questionamentos.
Professores de diversas unidades do município, estipulados pelo ambiente criado, também resolveram ir as ruas e levaram seus alunos para aulas ao céu aberto, num misto de aprendizado e diversão. Nesse clima estiveram fazendo soltura monitorada no Parque ‘Fernando Costa’, em campos de futebol do bairro City Petrópolis e outros pontos da cidade. Para uma das coordenadoras da equipe da Secretaria de Educação, Lígia Benate, foi gratificante captar o interesse das crianças, acompanhando com muita atenção todas as palestras e nesse sentido os objetivos foram plenamente alcançados.
Na manhã dessa terça-feira, no Jardim Bonsucesso, a partir das 8h, será uma oportunidade além de conceitos de como soltar as pipas, das famílias e as crianças se divertirem acompanhando a apresentação da Banda da Polícia Militar. A escola fica localizada na rua Cândido Francisco Peres, 4000.