Com aulas remotas desde o mês passado, na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação busca, diariamente, aperfeiçoar e ampliar o material pedagógico para apoiar o Planejamento Escolar previsto para este ano letivo.
Neste sentido, a equipe pedagógica da Seção de Educação Infantil e Creches da Secretaria de Educação, está finalizando um Banco de Atividades, cujo objetivo é o de auxiliar os professores e educadores, em suas aulas remotas e contribuir com ideias, que poderão ser enriquecidas e transformadas, de acordo com o planejamento elaborado pelo professor. O educador tem autonomia para criar outras sequências de atividades e utilizar o material disponibilizado como apoio. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, os campos de experiências devem ser amplamente explorados na Educação Infantil.
O rico material, que estará em constante atualização, contempla atividades como textos e histórias, vídeos, áudios, sugestões de recortes, trabalhos com sucatas e até dicas de receitas, todas separadas por faixas etárias do berçário, passando pelo maternal e as fases 1 e 2 da Educação Infantil. Atualmente, são atendidas nas Creches e Educação Infantil, 4.498 crianças, com idade entre 4 meses a 5 anos e 11 meses.
Márcia Gatti, Secretária de Educação, informou que o Banco de Atividades da Educação Infantil está sendo finalizado pela equipe pedagógica da secretaria e, nos próximos dias, estará disponível para os educadores da rede municipal. Porém, ressaltou que, além dos professores, as famílias dos estudantes também terão acesso ao material, mediante orientações dos professores, contribuindo com as crianças e seus responsáveis na execução das atividades.
A secretária destacou ainda que a Educação Infantil é uma etapa marcante na vida das crianças e deve assegurar momentos que priorizem as interações e as brincadeiras, como eixos estruturantes para a organização de tempos e espaços, de modo que as experiências sejam ricas e desafiadoras para as crianças. Outro aspecto importante é que a criança seja ouvida pelos adultos e possa expressar suas ideias e suas necessidades, impressões sobre o mundo, possam participar da organização dos espaços e das brincadeiras. "Este é um material preparado com muita dedicação e carinho por parte da nossa equipe pedagógica e, neste período de pandemia, com o ensino remoto, é necessário que as atividades sejam coerentes com proposta pedagógica e possíveis de serem realizadas pelas famílias, que devem ser constantemente orientadas, para que se transformem em interlocutores eficazes para o professor no processo de desenvolvimento das crianças", informou.