Uma das tendências presentes nos novos projetos e edificações modernas, é privilegiar e valorizar os ambientes com circulação de ar, iluminação natural, espaços verdes e outras particularidades. Em Franca na região Oeste, a Escola Municipal ‘Dorotea Paulino” pode ser considerada uma dessas referências e recebeu semanas atrás, uma visita monitorada de uma equipe multidisciplinar de profissionais dos setores de Planejamento Urbano, Serviços e Meio Ambiente e Educação Ambiental.
A construção civil é um setor que produz grandes impactos ambientais tanto pelo consumo de materiais e de recursos naturais até a geração dos resíduos sólidos. A elaboração de projetos que desconsideram a sustentabilidade, além dos impactos causados pela construção, impõe às pessoas que habitarão ou frequentarão o local um modo de vida com padrões de consumo insustentáveis de água e energia elétrica para garantir a iluminação, o conforto térmico, a ventilação, enfim, o bem estar daquelas pessoas.
Com o objetivo de incentivar uma mudança de paradigmas para elaboração de projetos da construção civil de obras públicas com vistas à sustentabilidade, profissionais e estagiários da Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria de Serviços e Meio Ambiente estão realizando visitas em algumas instalações Modelo, começando pela E.M.E.B. Profª Dorotéa Paulino Ferro, no Jardim Anita, região Oeste. Existem pelo menos duas outras edificações públicas, incluídas no roteiro, a Creche-Escola Verde e Água, no Jardim Noêmia e a Creche Escola do Residencial Dourado, esta último prestes a ser colocada em funcionamento.
Na recente vista a Escola ‘Dorotéa Paulinoto’, estiveram presentes na visita a diretora da Escola, Renata Cristina Mantovani Natal, os engenheiros José Rafael Oliveira Pereira da Rosa, Alex Ignácio Carboni, as arquitetas Taís Cristina Farchi e Ana Roberta Freire Ferreira de Castr, todos da Secretaria de Planejamento Urbano, a arquiteta Maria de Lourdes Jacintho Pucci e os estagiários do curso de engenharia Civil Felipe Bernardes Xavier e Bruno Miné Cintra, do curso de Arquitetura Rafael Beltrão Sandoval e a coordenadora Pedagógica de Educação Ambiental, Eliana Giuberti da secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
Segundo as observações da arquiteta Taís Cristina Farchi, essa primeira visita “foi um passo importante para aprimorar os projetos de construção civil de prédios públicos com vistas à sustentabilidade”. Ventilação natural, iluminação natural, calçada verde, área permeável, entre outros são aspectos que têm de ser priorizados em um projeto. A visita à instalação Modelo de Sustentabilidade E.M.E.B. Dorotéa Paulino Ferro foi uma oportunidade de grande interação interdisciplinar entre os presentes sobre o projeto arquitetônico e sua execução. Foi sugerido também, que o Programa Município Verde Azul ofereça capacitação técnica para elaboração de projetos e para execução de obras mais sustentáveis no futuro.
A diretora da Escola, Renata Mantovani, falou sobre a funcionalidade do projeto e de alguns equipamentos instalados para o uso sustentável de recursos naturais no cotidiano escolar. E mais que isso, destacou o caráter educativo, a conscientização que desperta iniciativas do poder público com esse foco unindo racionalidade e sustentabilidade.