Educação
Educação investe mais de R$ 1 milhão no Programa ‘Dinheiro na Escola’
Universidade Aberta recebe inscrições para Faculdade de Música
O Polo de Franca, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Há 30 vagas disponíveis para a cidade e o requisito é que o estudante já tenha concluído o Ensino Médio.
As inscrições tiveram início na última quarta-feira, 22 e seguirão até às 18 horas do dia 14 de abril, por meio do link http://www.cebraspe.org.br/vestibulares/uab_23_licenciatura, sendo necessário o pagamento da taxa de R$ 58. A entrada na faculdade poderá ser feita em duas modalidades: nota da prova de uma das últimas dez edições do ENEM (2013 a 2022) ou média das notas do Ensino Médio.
Para concorrer, o candidato deverá preencher os requisitos que constam no edital, disponível em https://cdn.cebraspe.org.br/vestibulares/uab_23_licenciatura/arquivos/ED_1_UAB_23_ABERTURA.PDF.
A seleção dos alunos terá como responsável o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (16) 3711-9224 ou procurarem o Polo da UAB, em Franca, que fica na avenida Champagnat, 1808, 1º andar do Colégio Champagnat, na sala 11. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas.
Prefeitura empossa novos membros do Conselho de Educação
Com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, educadores, membros que estavam concluindo seus mandatos e os novos conselheiros, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, a posse dos membros recém indicados para o Conselho Municipal de Educação para o biênio 2023-2025. A cerimônia teve como local, o auditório da Secretaria de Educação, onde também foi realizada a eleição da diretoria executiva, que conduzirá os trabalhos nos próximos dois anos até 28 de fevereiro de 2.025.
Composto por 22 membros e seus respectivos suplentes, o Conselho Municipal de Educação é um colegiado com representações de todos os segmentos, desde o Poder Público, da Secretaria de Educação, Direção Regional de Ensino, alunos, universidades, usuários, funcionários, entre outros. Ao saudar os presentes, o prefeito agradeceu a dedicação e comprometimento das pessoas, que estavam concluindo o mandato e cumprimentou os novos conselheiros, agradecendo pela disponibilidade em estarem assumindo uma função importante de sugerir e propor novas políticas públicas para a área, de forma voluntária.
Papel do Conselho
Colegiado organizado previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, o Conselho Municipal de Educação é um órgão consultivo, deliberativo e normativo. Tem o papel de contribuir para um maior controle da gestão do ensino em cada município, em que está baseado, podendo auxiliar com sugestões, no acompanhamento do trabalho de forma a garantir a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à área da Educação.
Nova direção
Ao final da cerimônia de posse, os novos eleitos se reuniram para a eleição da diretoria executiva, onde os presentes deliberaram pela recondução do presidente Reinaldo Célio Rodrigues, representante da rede privada de ensino. Foi eleito como vice-presidente para o biênio 2023-2025, Oiter Cassiano Marques, representante da Sociedade Civil, do quadro de trabalhadores em Educação na Rede Municipal. Lívia Ramos Sugahara foi definida como a primeira secretária e o segundo secretário Cauê Balduíno dos Santos. A primeira reunião do conselho será no próximo dia 28 de março, às 17h30, na sede da Secretaria de Educação.
Ciênciamóvel leva a história da energia elétrica às escolas