Como forma de garantir mais segurança e proteção aos alunos e profissionais, que trabalham em escolas e creches parceiras, a Secretaria Municipal de Educação tem adotado novas medidas.
Uma das medidas, que entrou em vigor nesta terça-feira, 11, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, é que todas as escolas e creches tenham um vídeo porteiro. Desse modo, a entrada de pessoas fora do período de alunos só será autorizada, mediante identificação visual. Para agilizar a instalação do equipamento, cada unidade terá dinheiro e autonomia para contratar os profissionais para este serviço. Ao todo, serão 103 vídeos porteiros.
A Secretaria de Educação também encaminhou, na segunda-feira, um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches.
Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança.
O prefeito Alexandre Ferreira também determinou que seja aberta licitação para a contratação de empresa especializada, que colocará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos.