Email  

Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos já estão abertas

 EJA original original

      A Secretaria de Educação alerta que já estão abertas as matrículas para o segundo semestre letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com opções de aulas presenciais e na modalidade semipresencial. O prazo vai até o dia 28 de julho e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30.
      Para a matrícula no Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), é exigida a idade mínima de 15 anos completos, para qualquer ano. Já a inscrição para o Ensino Médio, deve ser feita, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima exigida de 18 anos completos, para qualquer série.
      No ato da inscrição, deverão ser apresentadas cópias do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      O Ensino Presencial é oferecido nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, onde a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado. Já o Ensino Semipresencial é oferecido no CESUM ‘Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala’, que fica no Colégio Champagnat. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a fazer a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
      Confira os endereços das escolas, que contam com a EJA:
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América – 3723-9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto III – 3701-8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor – 3703-0222
 
• CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial)
Avenida Champagnat, 1808, Centro – 3701-8367

Inscrições para a Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10 são prorrogadas

 uab original

    O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca (UAB) informa que foram prorrogadas até o próximo dia 19, deste mês, as inscrições para o Processo Seletivo de Especialização em Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  Os cadastros deverão ser feitos pelo site https://www.uftm.edu.br/pos-graduacao/lato-sensu/ciencia10-editais-em-andamento, na opção "editais e informações de ingresso" e em "editais em andamento. 
    Estão disponíveis 27 vagas para o Polo de Franca, para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, que confere o título de Especialista na área de Ensino de Ciências, a profissionais do magistério da Educação Básica.
    Para efetuar a inscrição, o interessado deverá ter graduação completa, vínculo como professor de Ciências da Natureza (Biologia, Ciências, Física ou Química) dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e disponibilidade de 20 horas semanais para realizar atividades à distância e para participar dos encontros presenciais, que podem ocorrer inclusive aos sábados. É imprescindível que o candidato leia o edital do Processo Seletivo.
   O processo seletivo será constituído de uma única etapa eliminatória e classificatória. Os candidatos serão classificados por categoria e por polo, em ordem decrescente da pontuação aferida, com base no tempo de experiência na função de Professor de Educação Básica. 
    A especialização, que é gratuita, possui carga horária de 480 horas e é destinada para professores das Redes Pública e Privada de Ensino, que poderão efetivar a matrícula, mediante autorização para aplicar, na escola em que atua, os projetos desenvolvidos no curso.
   Mais informações poderão ser obtidas no Polo de Apoio Presencial da UAB, que fica na avenida Champagnat, nº 1808, Sala 11, 1º andar, no Colégio Champagnat, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h. O telefone é o  (16) 3711-9224.

Educação abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos

 EJA original original

     Começam na próxima segunda-feira, 12, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação, com opções em três locais para aulas presenciais e uma na modalidade semipresencial, no segundo semestre. O prazo vai até o dia 28 de julho e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, diariamente, das 14h às 20h30.
     Com opções de Ensino Presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado. Já o Ensino Semipresencial é oferecido no CESUM ‘Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala’, que fica no Colégio Champagnat. 
     Para a matrícula no Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), é exigida a idade mínima de 15 anos completos, para qualquer ano. Já a inscrição para o Ensino Médio, deve ser feita, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima exigida de 18 anos completos, para qualquer série.
     No ato da matrícula, deverão ser apresentadas cópias do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     No Colégio Champagnat, funciona a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’), que oferece a modalidade de Ensino Semipresencial. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a fazer a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
     Confira os endereços das escolas que contam com EJA:
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América – 3723-9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto III – 3701-8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor – 3703-0222
 
• CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial)
Avenida Champagnat, 1808, Centro – 3701-8367

Merenda Escolar terá cardápio diferenciado em comemoração às festas juninas

 PHOTO 2023 05 31 16 11 48 original

      Os alunos das escolas municipais e estaduais terão cardápio especial durante o mês de junho, em que acontecem as festas juninas. Além das refeições elaboradas e variadas, nos dias 26 e 30, haverá pipoca e arroz doce.  
      A implementação desse cardápio especial vem para atender hábitos culturais, garantindo variedade aos alunos do período parcial e do integral. O café da manhã, por exemplo, terá bolacha rosquinha com leite, banana com leite, biscoito de coco com leite, atendendo à composição nutricional da média semanal, de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma das iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional). 
      Também compõem o cardápio, macarronada com carne moída, strogonoff de frango, galinhada, sopa de macarrão com carne, canja e outras iguarias para as crianças. Além disso, há fruta para os estudantes. 
      Todos os dias, a Secretaria de Educação serve refeições para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para os alunos, que possuem restrições alimentares.

CEI realiza palestra de Educação Financeira para pessoas com deficiência intelectual

 cei palestra original

     O CEI (Centro de Educação Integrada), unidade de ensino para pessoas com deficiência intelectual, mantido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores e suas famílias, realizou na noite de segunda-feira, uma palestra voltada para Educação Financeira. 
      A iniciativa faz parte do trabalho do CEI de fornecer cursos para seus aprendizes, garantindo capacitação e condições para que ingressem no mercado de trabalho. 
      Para falar de Educação Financeira, a unidade contou com uma palestra do servidor Deyvid Silveira, que é economista e, atualmente, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento. 
      A diretora do CEI, Sandra Pedigone, falou sobre a importância dos projetos, tais como os cursos oferecidos e a inserção de pessoas com deficiência no trabalho. “Fazemos essas reuniões mensais com os trabalhadores já inseridos no mercado e suas famílias, trazemos a capacitação, a exemplo do curso Relações no Trabalho, com um ano de duração, com esses módulos e assuntos para que eles sejam encaminhados ao mercado de trabalho”.
     Atualmente, o CEI conta com cerca de 200 jovens e adultos com deficiência intelectual, que participam de atividades teóricas e práticas, além de oficinas, com foco na capacitação e inclusão, de modo a desenvolver, junto a cada aprendiz, suas habilidades. 
     Desses, 48 já estão inseridos no mercado de trabalho, em empresas de alimentação, comércio, saúde e educação. Uma delas é Ana Laura de Araújo, de 28 anos. Aprendiz do CEI desde 2.019, ela é auxiliar de creche, está cursando Pedagogia e comentou como o projeto transformou sua vida. “Agora tenho autonomia financeira e posso comprar minhas coisas. Desde que comecei a trabalhar, minha vida mudou. Se eu pudesse falar para alguém, é que a pessoa procure o CEI e tenha a oportunidade de crescer. A gente é capaz”, disse.
     Qualquer pessoa com deficiência intelectual, que tenha acima de 16 anos pode frequentar o CEI e fazer os cursos e oficinas. 
      A unidade fica na rua Francisco Barbosa, 1.540, no bairro Cidade Nova. Para mais informações, ligue (16) 3723-7014.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais