Email  

Educação

Bolsa Universidade reabre prazo para reavaliação de beneficiados

banner bolsa universidade 
     A Secretaria de Educação reabriu o prazo para que os 88 estudantes beneficiados no Programa Bolsa Universidade, entre os anos de 2.017 e 2020, façam até às 16h, desta quinta-feira,  2, a reavaliação obrigatória anual de seus cadastros. Embora todos estivessem cientes e bem orientados a respeito, inclusive para acompanhar as informações por meio do espaço próprio do programa Bolsa Universidade, decorrido o prazo inicial para que fizessem essa atualização de informações, dos 292 candidatos contemplados, 88 deixaram de atender a esse requisito. E, por conta disso, estavam sujeitos a serem excluídos do programa.
     De acordo com o edital publicado nesta terça-feira,  no Diário Oficial do Município, esses estudantes terão prazo para preencher o formulário on-line no site da Prefeitura e entregá-lo, impreterivelmente, até às 16h desta quinta-feira, 2.
     Os documentos deverão ser entregues em um envelope lacrado, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Todas as orientações estão descritas na publicação, disponível em https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1863-31082021.pdf
     O Processo de Reavaliação é regido pela Lei Complementar Municipal nº 148, de 09 de fevereiro de 2010 e suas alterações, estabelecendo as condições para permanência do estudante no programa. 

Educação amplia volta presencial nas escolas a partir desta quarta-feira

DSC 7242 
     

     A Secretaria de Educação confirma a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o avanço em mais uma etapa de retorno dos estudantes nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino, passando a contar com o percentual de 52% da capacidade de estudantes atendidos.

     Essa retomada dos estudos presenciais teve início no começo de agosto, com a primeira etapa, onde passaram a ser atendidos por volta de 34% de alunos, sendo uma média de 5639 alunos presentes nas escolas por semana.

     Para esse segundo momento, a secretaria e as escolas se prepararam para atender, aproximadamente, 18% a mais de alunos, em um total de 8563 mil alunos retornando as aulas presenciais nas unidades escolares, por semana.

     O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis. Diante disso, a secretaria permanece disponibilizando as aulas e atividades on-line, com os professores atendendo àqueles estudantes que não estão presencialmente.

     O aumento no número de alunos segue associado também, a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em cada unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.

     Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou que nos últimos meses, o trabalho foi intenso, na preparação da estrutura, aquisição de materiais e treinamentos das equipes para um retorno responsável e seguro. A experiência desse primeiro mês de atividades está mostrando que as medidas adotadas estão dando resultados, com o apoio e parceria das famílias.

     Com o acréscimo de aproximadamente 18% dos alunos em salas de aula, o percentual sobe para 52% da capacidade, sendo mantido o que vinha sendo praticado com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes. A estimativa é que cerca de 8563 mil alunos passem a frequentar as salas de aula, de um total de 16.719 estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais.

     Nas Unidades Escolares que atendem Jovens e Adultos (EJA) Educação de Jovens e Adultos, de um total de 4000 estudantes, cerca de 2500 retornam nesta segunda etapa.

 

Autorização e cautelas

     O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste segundo momento, deve continuar acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.

     Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, por cautela não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.

Educadores no reforço

     A Secretaria de Educação lembra que segue sendo oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Uma equipe formada por 167 professores, coordenadores e pedagogos realizou um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. Esses profissionais já estão trabalhando nesse processo de recuperação e fortalecimento das habilidades essenciais.

Com investimentos superiores a R$ 1,7 milhão, Prefeitura inicia entrega de mais de 23 mil kits escolares

DSC 7994 
     Com o compromisso de oferecer uma estrutura adequada às necessidades dos estudantes, visando a melhoria da qualidade do ensino, na rede municipal, a partir do retorno gradativo das aulas presenciais neste mês, a Prefeitura iniciou nesta sexta-feira, 27, a entrega dos kits de materiais escolares aos estudantes da EMEB "Profa. Olívia Correa Costa", no Jardim Paineiras.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que foram adquiridos 23.312 kits de materiais, que estão sendo distribuídos para os alunos matriculados nas escolas municipais, do Ensino Infantil a Educação de Jovens e Adultos, além das creches conveniadas. O investimento feito pela Prefeitura é de R$ 1.737.457,23.
     Os kits são personalizados e adaptados para o atendimento dos alunos em cada fase escolar, contendo cadernos, lápis, borracha, apontador, lápis de cor e giz de cera, canetinhas, canetas, régua, cola, tesoura, entre outros. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a entrega de materiais escolares adequados e planejados para cada etapa de alfabetização, contribui para a melhoria das condições de uma educação de qualidade. Os kits também auxiliam os pais, que não dispõem de recursos financeiros para a compra e motivam os alunos e os adolescentes a continuarem frequentando a escola, reiniciando o processo de estudo pós pandemia. "Estamos cumprindo uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira, em aperfeiçoar e fortalecer o desenvolvimento e o aprendizado de todos os estudantes da rede municipal. A Educação é o maior legado que a família e o poder público podem deixar para os filhos. É o maior instrumento de transformação social e necessita de investimentos como esse", garantiu a secretária. 
     Gatti comentou que a entrega dos kits escolares neste ano, está coincidindo com a retomada das aulas presenciais, mas para 2.022, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a licitação já está sendo preparada para que o material chegue às escolas no início do ano letivo. 
 

Prefeitura anuncia suspensão do desfile cívico

     A Prefeitura de Franca informou nesta quinta-feira, 12, que o desfile de 7 de Setembro será suspenso, neste ano, visando a segurança e a saúde da população, com relação a pandemia da Covid-19. A decisão foi adotada para o cumprimento das legislações sanitárias, visando a contenção da transmissão do vírus, sem contar que as aulas e atividades presenciais nas escolas da cidade, sendo municipais, estaduais ou particulares, foram retomadas no início deste mês, o que inviabilizou a programação do evento. 
 

Supletivo à Distância tem alta demanda de estudantes

 pexels yan krukov 8199654
     A unidade do Centro Municipal de Supletivo à Distância (Cesum), mantida pela Prefeitura, contabiliza atualmente perto de 1,3 mil alunos matriculados, registrando uma procura acentuada por essa modalidade de ensino.  Nesta modalidade, o aluno é o responsável pela forma e o tempo de estudo.
     O Centro de Supletivo auxilia o estudante a retomar os estudos, com menor tempo de conclusão, onde a matrícula pode ser feita em qualquer período do ano, cabendo a ele escolher as disciplinas que pretende estudar.  Na medida em que vai eliminando as matérias, ele avança de ano. 
     A partir desta semana, a escola retomou os atendimentos presenciais, com os encontros com os professores, mas as atividades on-line e nos grupos de Whatsapp, continuam auxiliando neste trabalho. 
     Atendendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Centro Supletivo à Distância é gratuito, com atendimento diário das 14 às 21h, no Colégio Champagnat (av. Champagnat, 1808, centro). 
 
 
Adequações nas instalações 
     A Prefeitura promoveu um conjunto de melhorias nos espaços destinados aos professores e alunos, desde a recepção as salas de atendimento, pensando em melhorar a segurança de todos. As instalações foram ampliadas e a distribuição das mesas e cadeiras foram organizadas  de maneira a proporcionar um distanciamento seguro e maior proteção tanto à equipe administrativa, como aos estudantes.
     Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos, rigorosamente, com o uso de EPIs, máscara de proteção e álcool gel. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3701-8367.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais