A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Educação, inicia nesta sexta-feira 15 de setembro, as comemorações do centenário de inauguração do Colégio Champagnat. O evento de abertura, gratuito e aberto para toda população, será às 19h com a celebração de um ato ecumênico em frente ao prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico do município (Condephaat) e abriga, atualmente, diversos organismos municipais.
A história da instituição em Franca começa em 1912, com o colégio, da ordem religiosa Irmãos Maristas, funcionando no bairro da Estação. Em 1915, os religiosos adquirem uma área localizada no então bairro dos Coqueiros. No dia 8 de setembro de 1917, o Colégio seria inaugurado no prédio histórico, funcionando no local por 53 anos, até o final da década de 70, quando foram encerradas as atividades sob a gestão da Ordem Religiosa e foi instalado no local o Colégio Mário D’Elia.
O colégio Champagnat surgiu na França, em 1817, idealizada pelo educador Marcellin Joseph Benoît Champagnat, aportuguesado para Marcelino José Bento Champagnat, cujo objetivo era formar e educar a juventude a partir da doutrina religiosa cristã.
Para a comemoração do centenário, diversos atrativos estão sendo preparados, entre eles, homenagens a ex-alunos e personagens de destaque na cidade, cuja educação formal foi no Champagnat, a exibição de um filme institucional, retratando um pouco da história do famoso colégio que abrigou e educou milhares de jovens francanos durante quase todo o século 20. No próximo dia 22, às 19h, será celebrada uma missa na Capela do Champagnat e, fechando as atividades, no dia 4 de outubro, também a partir das 19h, haverá a apresentação do “Café com Viola Caipira”, com artistas locais e regionais.