A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia na próxima terça-feira, 25, a segunda edição do Curso de Formação “História da África e Afro-brasileira na Perspectiva da Lei n° 10.639/03”, para formular e executar políticas públicas de combate ao racismo.
A formação terá carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, e será oferecida para 138 educadores (as) da Rede Municipal de Educação de Franca, especificamente, gestores educacionais, pedagogos de creche, professores de Arte e Professores de Educação Básica I. O curso será ministrado por docentes, professores mestres e doutores da área de Ciências Humanas, especialistas em História e Cultura da África, Afro-brasileira.
A iniciativa da Secretaria de Educação tem como objetivo, disseminar conhecimento sobre África e cultura afro-brasileira, para que os educadores possam, em suas unidades escolares, multiplicar e incentivar a implementação da Lei nº 10.639/03.
De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, a expectativa é que os participantes do curso sejam capazes de promover de forma crítica, ética e dialógica o debate e a prática na perspectiva étnico-racial. “Para, assim, inserir a temática no currículo escolar, conforme orienta a legislação educacional vigente”, explicou.
Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão trabalhar em sala de aula a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura, manifestada através de música, culinária e dança, e as religiões de matrizes africanas.