A Secretaria de Educação informa que 19.043 estudantes da rede municipal de ensino retornam às salas de aula, a partir desta segunda-feira, 25, para o segundo semestre do ano letivo de 2.022.
Desse total, 16.757 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais voltam já nesta segunda-feira, enquanto o restante, 1.658 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA/Cesum) e 628 pessoas atendidas em projetos municipais reiniciam as atividades a partir de terça-feira.
Foram duas semanas de recesso escolar para os estudantes e educadores e uma semana para as 11.024 crianças atendidas nas creches parceiras do município, que retornaram às aulas na última segunda-feira, 18.
Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que durante esse primeiro semestre, os estudantes passaram por um período de diagnóstico, onde foi possível identificar as necessidades educacionais dos alunos e organizar as ações de recuperações contínuas e paralelas.
Segundo ela, para este segundo semestre, foi desenvolvido um replanejamento baseado no diagnóstico, no intuito de avançar e recuperar as dificuldades registradas pelos estudantes no processo de aprendizagem.
A secretária destacou ainda que para os próximos meses, as expectativas são muito positivas, uma vez que o quadro de merendeiras está completo, está prevista a instalação de equipamentos tecnológicos nas escolas, além da oferta de cursos para professores especialistas, visando garantir cada vez mais, boas condições didáticas para melhorar o processo ensino aprendizagem. "Esperamos para este segundo semestre, muito trabalho e produtividade. Os professores estão preparados para atender os estudantes no retorno às aulas", disse Márcia Gatti.
Capacitação Merendeiras
A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, uma capacitação para as 296 merendeiras, que atuam na rede de ensino do município, versando sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Essas profissionais são as responsáveis pela alimentação de todos os alunos da rede pública, do município e do Estado, preparando e servindo as refeições nos períodos da manhã, tarde e noite. A iniciativa faz parte de uma programação de quatro módulos e foi conduzida pela nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações, compondo desde 2.009, o quadro docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca.