Email  

Projeto gratuito de natação da FEAC transforma vidas de alunos autistas

Tamanho da letra:
Natacao TEA
 
Com o objetivo de garantir oportunidades para a iniciação esportiva de todos os públicos, a Prefeitura está com um projeto de natação para alunos do espectro autista. As aulas são gratuitas e, atualmente, são 22 alunos com idades entre 6 e 19 anos.
Ver o filho João Pedro, de 6 anos, se desenvolvendo, não tem preço para Kelly Aparecida Matias. Ela viu uma mudança muito grande no comportamento do garoto quando ele começou a participar das aulas de natação oferecidas gratuitamente pela prefeitura. “Eu já vejo uma desenvoltura nele, um gosto para o esporte. É muito bom ver o quanto fez bem essa participação dele na natação, que precisa de atividades multidisciplinares. As aulas têm contribuído para a saúde física e mental dele. É um projeto maravilhoso. Me sinto muito feliz por ter essa oportunidade”, disse.
Dênis Cássio de Souza, professor e especialista em atividades aquáticas e inclusão social, coordena o projeto há 4 anos e vê com orgulho o progresso dos alunos. “Este projeto começou em 2021 e a FEAC viu a necessidade de implantar esse projeto com pessoas de TEA (Transtorno do Espectro Altista). É um trabalho que vem dando certo, os alunos tem tido uma socialização muito legal. É muito gratificante ver o antes e o depois”, comentou.
Com dois filhos no projeto – David, de 8 anos, e Estefany, de 6 -, Edna Aparecida de Oliveira falou da evolução. “Ele está no projeto há dois anos e ela há um ano. O projeto ajudou muito. O David, que tinha uma certa dificuldade na interação e socialização, começou a se envolver mais nas atividades, na relação com outras pessoas, começou a se comunicar melhor. Além disso, é uma oportunidade maravilhosa participar de aulas de excelência gratuitas e ver essa preocupação do poder público na inclusão dos nossos filhos.”
As aulas acontecem todos os dias da semana, das 13 às 16h30. O objetivo é que a turma comece a disputar provas. Além dos alunos autistas, a FEAC faz a iniciação de alunos PCDs (Pessoas com Deficiências) nas piscinas do Poliesportivo e da universidade de Franca. Hoje são 12 atletas na equipe PCD que disputam várias competições.
Os alunos com autismo são encaminhados pela APAAF (Associação Pais e Amigos dos Autistas de Franca). O propósito da Prefeitura é continuar avançando na preparação, na interação dos jovens, buscando inclusive, fortalecer as equipes de representação da cidade.
Mãe do Eduardo, de 18 anos, Isabel Oliveira Silva é grata às aulas de natação e como o filho mudou após a iniciação. “Ele ficou mais ativo, está sendo muito bom para saúde. A gente pagar uma natação particular ficaria inviável, e com o projeto da Prefeitura ele pode fazer todos os dias”, finalizou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais