Email  

Infraestrutura

Encontro que discutiria enchentes também é suspenso

 

    O 1º Encontro do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), com a temática "Enchentes em Franca: Aonde Vamos Parar?", que seria realizado no plenário da Câmara Municipal a partir dessa terça-feira, 17 até o dia 19, foi suspenso por tempo indeterminado devido ao novo Coronavírus.

   A decisão foi tomada pelos organizadores nessa segunda-feira, 16, por uma questão de prudência e saúde pública, após a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelecer o quadro de pandemia do Covid-19. Devido todo o impacto decorrente no país e no Estado de São Paulo, a medida foi necessária. Além dos profissionais locais o evento deveria reunir participantes de diversas cidades da região.

   Essa encontro teria como propósito debater,  mobilizar e conscientizar o Poder Público, Sociedade, profissionais, estudantes das áreas correlatas, sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto para compartilhar gratuitamente suas experiências. E ao final propor algumas alternativas que atendem a necessidade da cidade no futuro.

   Uma nova data para o debate será avaliada e anunciada, mas até o momento será necessário aguardar novas informações.

Encontro do IAB vai debater as enchentes em Franca

 

     Franca será palco este mês, da realização do 1º Encontro do IAB com a temática "Enchentes em Franca: Aonde Vamos Parar?", entre os dias 17 e 19 próximos, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura e está sendo preparada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que é uma instituição fundada em 1921 e completará no próximo ano 100 anos.

    Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde dentre os seus objetivos está o  fomento e discussão da arquitetura e urbanismo, divulgação da profissão do arquiteto perante a sociedade brasileira, além de busca de soluções técnicas para as comunidades. É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos, órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo.

     Esse evento tem como propósito mobilizar e conscientizar o Poder Público, Sociedade, profissionais, estudantes das áreas correlatas, sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto que estarão compartilhando gratuitamente suas experiências.  Para esse primeiro evento está sendo convidada a sociedade para conversar sobre a necessidade de pensar um planejamento com ações para hoje com visão de futuro, levando em consideração as mudanças climáticas que afetam a cidade, suas peculiaridades e o mundo.

    Observa-se que o Encontro terá um caráter técnico, de busca de soluções, voltado especialmente para os Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, advogados, estudantes, universitários, promotores, vereadores, representações comunitárias e a sociedade com interesse no tema, com abertura programada para o dia 17, com recepção aos participantes às 18 horas. Logo depois, ocorrerá a primeira palestra com a temática “A Proteção dos Recursos Hídricos no Contexto do Planejamento Urbano de Franca’, com o  engenheiro civil Nathanael Silva Junior,  ex-Sabesp, de Franca. Depois dele, sobre ‘A Importância do Plano Diretor’, falará a premiada arquiteta e urbanista de Curitiba, Mirna Cortopassi Lobo. 

    No dia seguinte, uma das temática será o “Biogás  - Tecnologia para Cidade Mais Sustentável, com palestra do engenheiro civil Luciano Reami, a partir das 18h30. Na mesma noite, outro tema em pauta será ‘Urbanismo para Cidades mais Sustentáveis’, com o arquiteto e urbanista Murilo Alves Dana, de Franca, ambos de Franca. Na quinta-feira, 19, último dia do evento, está reservada uma visita a partir das 9 horas na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com esclarecimentos sobre o sistema de beneficiamento/processamento de Biogás, com o engenheiro Luciano Reami.

    As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/primeiro-encontro-iab-pela-cidade-todos-juntos--enchentes-em-franca-aonde-vamos-parar-__806415

Reunião define ajustes em projeto do Cubatão

 

     A Secretaria de Planejamento Urbano recebeu nessa quarta-feira, 19, uma equipe técnica de representantes da empresa MMF Projetos Estruturais, de São Paulo, para discussão de alguns ajustes pontuais no projeto pré-elaborado para o aprofundamento e alargamento do Córrego Cubatão, sob o pontilhão da Av. Major Nicácio. O objetivo da Prefeitura com esse trabalho é dar uma solução para os problemas de inundações que ali são registrados constantemente em períodos de chuvas fortes.

     De acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Adailma Ferreira, é uma obra que vai requerer altos investimentos, mas o que esteve em análise não foi apenas isso, mas adequações necessárias a realidade da cidade, de momento e para o futuro. Segundo observações de engenheiros que participaram do encontro, existem peculiaridades técnicas que precisam ser bem pensadas, de tal forma que uma obra grande que for feita agora, se daqui a 20 anos precisar ser ampliada o serviço feito seja aproveitado e não precise ser destruído.

     A partir dessas premissas os responsáveis pela empresa contratada entenderam a dimensão e preocupação da Prefeitura e se comprometeram até o mês de março realizar os ajustes solicitados e apresentar o projeto em definitivo. Além de alargar e aprofundar o canal, de forma dar vazão a todo excedente de água em ocasiões de chuva forte, constam também realização de obras de acessibilidade e adequações viárias tanto baixo como acima do pontilhão, a partir do cruzamento das Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso com 7 de Setembro.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais