A equipe do Canil Municipal de Franca, com a ajuda da comunidade, através de denúncia anônima, localizou na última segunda-feira, a égua ‘Bonitona’ que havia sido furtada no último sábado, na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O animal era utilizado na instituição para o trabalho de equoterapia, uma atividade praticada com acompanhamento utilizando cavalos, cujo objetivo é auxiliar no processo de recuperação e desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Eduardo Garcia, diretor do Canil, ao lado do médico veterinário Cleber de Paula, a equipe de recolha de animais de grande porte e do Vet Móvel, comemorou a recuperação da égua. "Eles estiveram no Jardim Ipanema, bairro anexo ao City Petrópolis, onde encontraram o animal bastante debilitado, inclusive com ferimentos em uma das pernas", contou.
A água foi recolhida e conduzida até o Canil Municipal, onde recebeu os primeiros atendimentos, segue sendo assistida e será devolvida a APAE, para prosseguir com o atendimento oferecido as crianças assistidas pela entidade.
Enquanto isso, as medidas cabíveis foram tomadas no sentido de identificar e punir os responsáveis pelo furto e práticas de maus tratos ao animal, de acordo com o que prevê a legislação sobre o assunto.