A Guarda Civil Municipal flagrou na manhã desta quarta-feira, 14, um homem fazendo o descarte irregular de couro, na área urbana da rodovia João Traficante. A ocorrência, caracterizada como crime ambiental, foi registrada e o infrator devidamente autuado.
A apreensão do material irregular e autuação aconteceu, através de um trabalho desenvolvido pelos guardas civis municipais, que conseguiram localizar o proprietário das dez sacas de couro. Conforme estabelece a lei, ele foi multado em valor superior a R$ 500 e ainda terá que recolher todo o material e comprovar, através de documentos, o descarte em local devidamente autorizado.
Essa foi uma das diversas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal. Dados mostram que ocorrem, em média, 15 autuações mensais dessa natureza. Os tipos de resíduos descartados, irregularmente, são diversos entre entulhos de construções, couro, móveis inservíveis e lixo comum.
Para cuidar dos espaços da cidade e tentar coibir a prática criminosa, a Guarda Civil conta com viaturas voltadas para o cuidado com o meio ambiente e animais, além de um drone, que auxilia nas operações de fiscalização, buscando coibir práticas que comprometam o meio ambiente.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones da Guarda Civil 153 e (16) 3724-1033.