A movimentação das equipes de limpeza urbana, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, foi intensa nesta quarta-feira, com equipes distribuídas em tarefas específicas nos diferentes pontos da cidade. No leito do Córrego dos Bagres, um grupo com roçadeiras costais executava o corte da vegetação dos taludes laterais e o recolhimento dos resíduos gerados, no trecho entre as rotatórias das ruas Tuffy Jorge/Afonso Pena até o Jardim Paulista, na rua Pará.
Já os serviços de raspagem e pintura de guias prosseguiam em outra região, abrangendo boa parte do canteiro central da Avenida Abrahão Brickman, entre o Parque Vicente Leporace e o Jardim Luíza. Na Avenida Adhemar de Barros, esse trabalho também teve continuidade, enquanto no final da Avenida Presidente Vargas e Jardim do Éden, equipes realizavam a poda do gramado do canteiro central e praças adjacentes, ação que será levada para a praça do Jardim do Líbano.
No Distrito Industrial, a partir da Avenida Alberto Pulicano, com a utilização de um trator com roçadeira, o canteiro central recebeu manutenção. Para essa quinta-feira, estão programados serviços de limpeza no Jardim Luíza, na Avenida José Lopes Ribeiro e limpeza geral em uma APP do bairro João Liporoni, na Região Oeste.
Ajuda das pessoas
A Secretaria de Meio Ambiente tem redobrado seus esforços no sentido de atender às demandas, que surgem e solicita aos moradores para que colaborem, não atirando lixo ou materiais nas praças e canteiros de avenidas. Tem sido frequente a constatação de locais, que receberam a limpeza num dia e um ou dois dias depois, estarem novamente sujos, muitas vezes, com mobiliário de grande porte descartado irregularmente.
Para o descarte de objetos domésticos, sofás e móveis em geral, a Prefeitura disponibiliza o serviço de recolhimento, que pode ser agendado, gratuitamente, pelo telefone (16) 3711-9440.