A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está com frentes de trabalho presentes em todas as regiões da cidade, cumprindo um cronograma prévio elaborado até o dia 28, deste mês. Os esforços são para manter limpos os espaços públicos, porém durante as operações uma constatação frequente nessas áreas é o grande volume de materiais descartados irregularmente. A consequência disso, agravado nesse período de chuvas constantes, é que grande parte desses objetos acabam sendo levados pelas águas e estão obstruindo bocas de lobo e as redes de galerias.
O alerta da secretaria é para que os moradores colaborem e não atirem entulhos ou resíduos domésticos em terrenos vazios, sejam eles públicos ou particulares.
A Secretaria de Infraestrutura vem atuando, emergencialmente, em diversos pontos, praticamente todos os dias, substituindo tubulação rompida em virtude de obstruções. Nessa semana, esteve presente pela segunda vez, onde houve danos em uma rede de emissários nos fundos do Jardim Ângela Rosa, exigindo a presença de uma equipe na manutenção e na Avenida Amélia Antunes Pinheiro, no Jardim Boa Esperança.
Limpezas
Nos últimos dias foram feitas intervenções na Vila Imperador, no Parque das Esmeraldas, no Jardim Redentor, nas áreas internas do Poliesportivo, Parque São Jorge, na Avenida Adhemar de Barros, no Jardim Planalto, Jardim Dermínio e na rodovia Rio Negro e Solimões. Essa manutenção consiste na raspagem dos passeios, limpeza, poda e recolhimento de todo o material gerado.
Na Vila Imperador foram feitos serviços numa praça esportiva ao lado da Escola ‘Suzana Ribeiro Sandoval’, na rua Antônio Bernardes Pinto, com quadra esportiva, bem como em outras áreas nos demais bairros citados, Esmeraldas e na Praça da Juventude, além da poda da vegetação lateral nas margens da pista da via Rio Negro e Solimões. No Poliesportivo, houve poda geral dos jardins e limpeza das áreas de circulação. Também foram executados serviços na Praça Zumbi dos Palmares, entre o Parque São Jorge e Vila Formosa.
Com relação ao descarte de objetos inservíveis ou entulhos de construção e locais não permitidos, essa prática caracteriza crime ambiental e deve ser denunciado na Guarda Civil pelos telefones 153 ou 3724-1033, preferencialmente, com fotos ou indicações de placas para auxiliar na identificação do infrator.
A Secretaria do Meio Ambiente lembra ainda, que realiza mensalmente os Arrastões da Limpeza, por regiões e que fora dessas datas, quem tem algum móvel velho que precisa descartar, pode fazer o agendamento gratuito, ligando no telefone 3711-9440.
Programação
Até o final do mês, constam da programação, intervenções com podas, raspagens e recolha de entulhos nas Avenidas Dom Pedro I, Eufrásia Monteiro Petráglia, José Rodrigues da Costa Sobrinho, pátios de todas as UBS e das duas UPAS, imediações do Centro Pop, Praça da Vila Nicácio, do Parque São Jorge, Jardim Primavera, Aeroporto, Santa Bárbara, Praça do Canhão, na Vila Allan Kardec, Distrito Industrial, entre outros.