O prédio da Antiga Mogiana, na Estação, recebeu nesta quarta-feira, 6, uma operação conjunta de limpeza e higienização, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, com acompanhamento de uma equipe da Ação Social, abordando e oferecendo opções de acolhimento aos moradores em situação de rua. Caminhões, cheios de entulhos, foram retirados, enquanto os pertences das pessoas que se acomodavam no local, foram colocados nos canteiros da Avenida Integração.
Junto com a recolha dos materiais na área de circulação, nos arredores do antigo prédio histórico, na sequência, foi feita a higienização, com aplicação de jatos de água com produtos químicos próprios para a remoção da sujeira.
A equipe de abordagem da Secretaria de Ação Social acompanhou toda a operação e orientou as pessoas, que estão ocupando o espaço, oferecendo opções dos serviços que a Prefeitura disponibiliza.
Segundo Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, essas abordagens são feitas sistematicamente. Ao todo, 12 pessoas estão morando no local, das quais 8 são da cidade e outras 4 são de outros municípios. A secretaria está trabalhando com cada um para retornarem a cidade de origem. Duas pessoas, que estão com barracas no local, foram inscritas no Projeto Moradia Primeiro e estão organizando uma casa para deixarem o local. Os demais, até o momento, se recusaram em participar dos serviços de acolhimento e atendimento.
Revitalização
A Prefeitura está com um procedimento licitatório em andamento, onde deve investir recursos na ordem de R$ 3,1 milhões, para a completa revitalização do prédio da antiga Mogiana. O intuito é reformar todas as instalações, criar opções de novos equipamentos, iluminação e dar vida àquele local.
Limpezas urbana continua
A Secretaria de Meio Ambiente continua trabalhando com frentes em diversos locais, na poda de gramado, remoção dos entulhos e conservação das praças. Dentre alguns locais, que receberam os serviços, estão as margens da rodovia que liga Franca – Claraval, na altura do bairro Monte Carlo, Avenida Adhemar de Barros, canteiro central da Avenida Hélio Palermo, na altura do Jardim Paulista, jardins da rotatória da Caixa D’Agua, na Avenida Brasil, Praça das Bandeiras, Avenida William Azzuz, na Santa Terezinha, Av. João Gonçalves, no Jardim Vera Cruz, entre outras.