As frentes de limpeza de áreas públicas seguem atuando em todas as regiões da cidade, cujo trabalho consiste em fazer podas nas praças, canteiros de avenidas, o recolhimento dos entulhos gerados e o material encontrado, destinado indevidamente. Além de conservar o patrimônio público, o trabalho também é preventivo, pois na medida em que esses objetos são recolhidos, não armazenam água e não serão direcionados para as vias públicas e sistemas de galerias.
Os serviços de desobstrução de bocas de lobo e galerias, que ocupam de 3 a 4 equipes diárias da Secretaria de Meio Ambiente nas ruas, muitas vezes é decorrente destes materiais, que acabam impedindo a passagem da água. Começando nesta semana, oito grupos com atribuições diferentes foram distribuídos, com roçadeiras costais, realizando podas nos jardins, como no recinto do Poliesportivo, Avenida São Vicente, na Explanada Primo Meneghetti, Avenida Chafic Facuri, no bairro São Joaquim, na região central, abrangendo as praças Dom Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Barão da Franca ou com tratores, fazendo a poda mecanizada.
Segundo as informações da Secretaria de Meio Ambiente, além deste trabalho contínuo para manter a cidade limpa, que mobiliza em média de 50 a 60 homens por dia, cuidando da limpeza urbana, a Prefeitura realiza, mensalmente, o 'Arrastão da Limpeza' e mantém uma frota de 5 caminhões e máquinas para a recolha de resíduos em locais chamados de ‘pontos viciados’, onde pessoas destinam lixo. Em média, tem sido recolhidas de 70 a 80 toneladas destes materiais, destinados ao Aterro Sanitário.
Recolhas agendadas
Também é oferecido o serviço gratuito de recolha de inservíveis, móveis, utensílios e outros, que as pessoas tenham em casa e desejam descartar. Basta que o interessado ligue na Secretaria de Meio Ambiente, no (16) 3711-9440, forneça o endereço completo e o material que será recolhido.