Email  

Saúde

Franca receberá Carreta da Hanseníase

    Em parceria com o Governo Federal a Prefeitura receberá no começo de outubro a Carreta de Hanseníase, que estará estacionada por 5 dias em área ao lado do Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na Vila Imperador. A informação foi transmitida pela Secretaria Municipal de Saúde, observando que trata-se do Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW e o apoio da Prefeitura de Franca e do Governo do Estado de São Paulo.

    O atendimento à população será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, das 8 às 14 horas no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal, mediante um trabalho de busca ativa que será realizado por equipes junto à recepção durante todo o dia. As pessoas serão abordadas e convidadas a participar da triagem e realização dos exames preliminares se houver necessidade. Havendo o diagnóstico da hanseníese o paciente será orientado e encaminhado para o tratamento adequado.

    A Carreta chegará na cidade no dia 3 de outubro. Nos três primeiros dias o trabalho será voltado para a formação e capacitação dos profissionais de saúde, da rede pública e instituições parceiras. A Carreta é equipada para funcionar como uma Unidade de Saúde. O atendimento nesses dois dias será feito pelos profissionais da rede municipal de Saúde, em parceria com o Centro Uni-Facef.

   Dentre os objetivos com essa ação, estão o de capacitar os profissionais da atenção básica para diagnóstico precoce da doença e instigar a formação continuada de profissionais da saúde em relação a Hanseníase e informar a população sobre os aspectos clínicos e sociais da doença. Os usuários de toda a rede de UBS, ESF e Ambulatórios também serão orientados a respeito da presença desse serviço e, querendo, poderão se dirigir ao local que serão submetidos a triagem nesse dois dias de atendimento ao público.

 

UBS do Aeroporto 3 passa por revitalização

 ubs areoporto pintura04 original

O propósito desse trabalho conduzido por um núcleo executivo de serviços criado pela Prefeitura é proporcionar maior conforto aos funcionários da repartição e em especial, aos usuários, já que havia meses que o equipamento não recebia uma manutenção adequada.

Último dia para inscrições no Concurso Cultural Parceiros da Saúde

     Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.

      Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”,  que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas  da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

     A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.  Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.

Números preocupantes

     Os números deste ano,  apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.

     O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.

     Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal.  Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal.  Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.

      Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.

Prevenção ao Suicídio terá ação sábado no centro

    Em uma ação integrada com as participações de profissionais da Secretaria de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental, psicólogos, voluntários do CVV e membros da Unimed e do grupo Ame Sua Vida, está programado para este sábado uma grande mobilização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro, a partir das 9 h. Trata-se de mais uma atividade do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, em que o tema escolhido é ‘Falar é a melhor solução’, com profissionais aptos a conversar, orientar e compartilhar informações dos serviços disponíveis para quem se encontra enfrentando algum drama pessoal.

     A movimentação será realizada das 9 às 13 horas, consistindo na distribuição de folhetos e abordagens das pessoas, com esclarecimentos sobre locais em que poderão encontrar apoio. Segundo uma das pessoas envolvidas na organização, a ideia é espalhar gente com camisetas da campanha nas duas praças, Barão e Nossa Senhora, objetivando abranger durante o trabalho o máximo pedestres, considerando que o local naturalmente acolhe gente de todos os bairros e mesmo das cidades da região.

     Com o Festival Literário sendo realizado no mesmo espaço e outras atrações ao lado da Fonte Luminosa a expectativa é de público recorde circulando nessa região nesse próximo sábado.

Saúde atende mais de 34 mil pacientes com transporte

     A modalidade de Transporte de Pacientes Fora e Dentro do Domicílio é um dos serviços gratuitos mantidos pela Prefeitura, através do Serviço de Remoção vinculado à Secretaria de Saúde que contabilizou ao final de agosto uma marca significativa. O transporte, nestes primeiros oito meses do ano, envolveu mais de 34 mil pacientes para tratamentos internos, mediante ambulâncias ou fora cidade, com destaques para Ribeirão Preto, Barretos, São Paulo, Belo Horizonte, entre outros.

     Esse é um serviço disponível a todo cidadão e é oferecido de maneira coletiva, ou seja, quando o paciente precisa ser transportado para determinado local, dentro ou fora da cidade, com exceção de houver determinação expressa por autoridade judicial para que seja conduzido individualmente, ele é levado em grupo, seja em vans (quando estiver em boas condições) ou ambulâncias, de acordo com cada situação.

     Esses números indicam uma média mensal de 4,2 mil de remoções realizadas, seja para consultas, exames e demais procedimentos, envolvendo pacientes em tratamento na rede público. Um outro dado mais representativo refere-se aos números de agosto, que tiveram crescimento considerável: 6,6 mil pessoas atendidas contra 4,5 mil do mês anterior.

Orientações

     A Secretaria de Saúde orienta os usuários que esse é um serviço disponível a toda pessoa, porém deve se solicitado previamente, com no mínimo 3 dias antes da data do transporte. Basta que a pessoa interessada ou familiar se dirija à Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, diariamente das 9 às 15 horas.

     Para atender essa demanda a Prefeitura mantém uma média de 2 a 3 ônibus circulando diariamente, além de 4 a 5 vans, além da frota de ambulâncias para os pacientes que precisam ser conduzidos em maca. Internamente os transportes feitos no município tem variado de 630 a 1,1 mil pacientes por mês. Para a manutenção desse serviço, informa o encarregado do setor de Remoções, a Prefeitura mantém parceria com o Ministério da Saúde que faz a transferência dos recursos, inclusive com direito a acompanhante e ajuda de custo em algumas situações para transporte fora do domicílio em distância superior a 50 km.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais