Saúde

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 5,1 toneladas no Leporace

Arrastao da Dengue 1 original
 
      O 'Arrastão da Dengue', realizado no último sábado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, recolheu mais de 5,1 toneladas de inservíveis, no Parque Vicente Leporace.
      Os agentes da Vigilância visitaram as casas e orientaram as pessoas sobre os cuidados que devem observar, eliminando todo tipo de água parada.
      A recolha dos inservíveis (sofás, mesas, cadeiras, armários e utensílios domésticos) foi feita por outra equipe em um caminhão que percorreu as ruas até por volta das 14 horas.
      O Arrastão da Dengue no Leporace foi o terceiro deste ano. As duas primeiras edições ocorreram na Vila São Sebastião e Jardim Aeroporto 3, totalizando 32,8 toneladas nas três realizadas.
      Até o final de semana, a Vigilância contabilizou 325 casos positivos de dengue, sem registro de óbitos.
 

Região do Leporace recebe ‘Arrastão da Dengue’ neste sábado

arrastao da dengue original
 
      As secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizam, neste sábado, 1º de fevereiro, mais uma edição do 'Arrastão da Dengue'. Cerca de 20 agentes percorrerão as ruas do Parque Vicente Leporace, a partir das 8 horas para coletar materiais inservíveis que possam se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, e orientar os moradores sobre os cuidados necessários.
      Os caminhões percorrerão o  quadrilátero das ruas Luísa Silva Pinheiro e Ricardo Paulo e avenidas Abrahão Brickmann e Wanderlei Mancini para recolher latinhas, móveis velhos, geladeiras, sofás, guarda-roupas, papelão, dentre outros. A orientação é que a população coloque estes objetos nas calçadas na sexta-feira à noite ou no sábado até 7 horas.
      Para a ação, os servidores estarão devidamente uniformizados e estarão de porta a porta, fazendo orientação à população para eliminar os focos do mosquito.
      Este será o terceiro ‘Arrastão da Dengue’ de 2025. Anteriormente, a Saúde e o Meio Ambiente estiveram na Via São Sebastião e no Jardim Aeroporto 3.
 
Casos
      Até a última quarta-feira, Franca registrou 299 casos positivos de dengue, sem registro de óbitos.

Prefeitura anuncia construção do CAPS Infantil e Programa ‘Minha Nova UBS’

Ubs infantil original
 
      O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta segunda-feira, 27, dois importantes programas para a saúde pública de Franca. Trata-se da ampliação dos serviços de saúde mental, através da construção de um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e de novos prédios para abrigar UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já existentes. 
      O evento contou com a presença de secretários, vereadores e autoridades e faz parte de uma série de projetos para fazer o maior investimento na construção de unidades de saúde da história de Franca. Isso porque, além do Hospital Público Estadual que tem previsão de ser inaugurado no segundo semestre de 2025, estão em andamento as obras do Ambulatório de Especialidades do Uni-Facef (em parceria com a Prefeitura), do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que será entregue em 2026, e de duas novas UBSs, no Jardim Palma e Esmeralda/Peres Elias. 
      Alexandre explicou que as medidas são para garantir que moradores destas regiões possam ter atendimento perto de suas casas, bem como já acontece com quem reside no City Petrópolis, São Domingos/Paineiras e Jardim Paraty, que tiveram UBSs inauguradas no ano passado.
      Agora, para ampliar ainda mais os atendimentos, as Unidades Básicas de Saúde já existentes, e que estão em prédios antigos, serão remodeladas, a começar pela unidade da Vila Santa Terezinha. 
     Com a obra, os moradores do bairro e adjacências terão uma nova UBS em uma unidade com mais de 620 metros quadrados, comodidade e acessibilidade. Isso será feito em outras UBSs nos próximos anos. “Teremos predios mais modernos e amplos para a população”, disse. 
 
Saúde mental
      Durante o anúncio em seu gabinete, o prefeito Alexandre Ferreira também falou sobre os investimentos feitos na área da saúde mental e declarou que será construído um CAPS I (Infantil) entre a rua Gines Garcia e Avenida Jaime Telini, nas proximidades do novo NGA, em área de 750 metros quadrados.
      A unidade, que terá início nos procedimentos de licitação nos próximos dias, atenderá crianças e adolescentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou questões psíquicas causadas pelo uso de substâncias, como álcool e outros entorpecentes. “É um ganho para a cidade e que ampliará os atendimentos para as crianças e adolescentes”, ressaltou Alexandre.
 

‘Arrastão da Dengue’ recolhe mais de 8 toneladas de inservíveis no Aeroporto 3

Arrastao Dengue 1 original
 
      No último sábado, a Prefeitura de Franca realizou o segundo ‘Arrastão da Dengue’ deste ano, abrangendo o Jardim Aeroporto 3 e adjacências, na Região Sul, recolhendo mais de 8 toneladas de inservíveis.  Este trabalho tem caráter preventivo e educativo, objetivando a redução dos ambientes com água parada e a eliminação dos focos do mosquito da dengue, com visitas nas casas, conduzido mediante ações integradas das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.
      As equipes estiveram no Jardim Aeroporto 3, no entorno das ruas Leandro Fernandes Martins Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa. Os agentes realizaram visitas nas casas e orientaram os moradores sobre os cuidados no combate ao mosquito transmissor da dengue, que registrou, até sexta-feira, 285 casos positivos.
      Junto com as orientações, foram distribuídos folhetos com as instruções de como evitar a proliferação das larvas, enquanto um caminhão percorria as ruas recolhendo materiais inservíveis deixados sobre as calçadas. Entre eles, móveis velhos (geladeiras, sofás, guarda-roupas e outros) além de papelão, latas e objetos que possam se tornar criadouros do mosquito.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, reforça a necessidade da população ajudar nesse esforço de eliminar o mosquito Aedes aegypti. “Somando-se ao trabalho feito pela Vigilância Ambiental, a maneira prática é pessoa olhar na varanda de casa, os vasos com flores, trocar a água diariamente, o quintal e retirar todo recipiente que possa servir de criadouro e deixá-los sempre tampados”, disse.
      Outras mobilizações, como a de sábado, devem ocorrer nos próximos finais de semana em outras regiões da cidade. Além do Jardim Aeroporto 3, a região da Vila São Sebastião já recebeu a visita dos agentes e das equipes do Meio Ambiente. Com a recolha de 8,04 toneladas de materiais inservíveis no último sábado, somando a da Vila São Sebastião, chega-se mais de 17,6 toneladas recolhidas das moradias e destinados ao Aterro Sanitário.

Saúde e Meio Ambiente fazem ‘Arrastão da Dengue’ no Aeroporto 3

Arrastao Dengue original
 
      Neste sábado, 25, a Prefeitura de Franca fará o segundo ‘Arrastão da Dengue’ do ano. O trabalho é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente. As equipes estarão nas ruas do Jardim Aeroporto 3, a partir das 8 horas para orientar os moradores sobre os cuidados no combate ao mosquito transmissor da dengue.
      De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até sexta-feira, Franca já registrou 285 casos positivos da doença.
      Além das orientações, serão recolhidos materiais inservíveis, como móveis velhos (geladeiras, sofás, guarda-roupas, e outros) além de papelão, latas e objetos que possam se tornar criadouros do mosquito. É importante que no dia anterior ou logo cedo, às 7 horas, os moradores já coloquem esses materiais nas calçadas para serem recolhidos pelos agentes.
      As equipes percorrerão o quadrilátero e adjacências das ruas Leandro Fernandes Martins, Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da ação. “É fundamental que toda a população olhe no quintal e retire possíveis criadouros, porque juntos nós vamos combater a dengue. É importante essa união de todos para que a gente freie essa aceleração de casos confirmados da doença”, disse.
      Ações como esta de sábado devem ser rotina em todos os finais de semana durante este período de incidência de casos de dengue. Na semana passada, a região da Vila São Sebastião recebeu a visita dos agentes e das equipes do Meio Ambiente, resultando na recolha de quase 10 toneladas de materiais inservíveis.
 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais