Saúde

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 3 toneladas de entulhos

Arrastao da Dengue 1 2 original
 
      A luta contra a dengue segue em Franca. A última edição do 'Arrastão' aconteceu no último sábado, na região do Jardim Ângela Rosa e percorreu as ruas próximas às avenidas Eliza Verzola Gosuen, Ângelo Pedro e rua Cesário João Careta. Foram recolhidas pouco mais de 3 toneladas de entulhos e objetos descartáveis.
      O objetivo da ação é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e terrenos livres de recipientes, que possam acumular água.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, Franca registrou, até o momento, 652 casos da doença.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que as ações vão continuar e ressaltou a importância da colaboração da população. “A prevenção continua sendo a melhor estratégia e a colaboração dos moradores é fundamental para impedir que a situação se agrave”, disse.
      Como contribuir para o combate à dengue?
– Evite deixar água parada em vasos de plantas, garrafas, pneus e outros recipientes.
– Mantenha caixas d’água, tonéis e barris devidamente tampados.
– Limpe calhas e ralos regularmente.
– Descarte corretamente materiais que possam acumular água, como plásticos e latas.
– Permita a entrada dos agentes de saúde para inspeção e orientação.
 
Drone no Póli
      Também no último sábado, a Secretaria de Saúde utilizou um drone para pulverizar larvicida nas dependências do Complexo Poliesportivo, localizado entre o Residencial Paraíso e o Núcleo Alpha. A ação teve o intuito de eliminar focos de proliferação do mosquito em áreas de difícil acesso e de grande circulação de pessoas.
      A iniciativa, inovadora, faz parte do conjunto de ações preventivas que vêm sendo realizadas pela cidade para controlar a doença.

Saúde fará aplicação de larvicida com drone no Poliesportivo

Complexo Poliesportivo original
 
      A Secretaria de Saúde programou para a tarde deste sábado, a partir das 15 horas, uma pulverização de larvicida sobre as dependências do Complexo Poliesportivo, com a utilização de um drone. Para tanto, o município contará com a parceria de uma empresa especializada neste trabalho, cujo foco é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika e Chikungunya.
      Para a aplicação da larvicida não haverá nenhuma alteração na rotina das atividades do público, que circula pelo Poliesportivo. O trabalho abrangerá todo o espaço aberto do centro de lazer, situado entre o Residencial Paraíso e Núcleo Alpha, compreendendo da avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, ruas dos Pracinhas e Alfredo Tozzi.
      Como o Poliesportivo é um local amplo, de muita vegetação, que recebe milhares de pessoas diariamente, esta é mais uma das medidas preventivas entre outras que seguem sendo realizadas por toda a cidade, como os 'Arrastões da Dengue' e visitas domiciliares com orientações aos moradores.
      Segundo a Secretaria de Saúde, depois de uma avaliação dos resultados, a iniciativa poderá ser expandida para outras regiões da cidade.  O drone é um equipamento dotado de recursos que podem ser utilizados para realização de levantamentos aéreos, identificação e atuação nos locais com dificuldades de acesso.
      Além desta ação, no período da manhã deste sábado, equipes da Secretarias de Saúde/Vigilância e Infraestrutura realizarão mais um 'Arrastão da Dengue', no Jardim Ângela Rosa.
      Atualmente, a cidade registrou cerca de 600 casos positivos de dengue, cujo combate depende da colaboração de toda a população.
 

Sábado tem 'Arrastão da Dengue' no Ângela Rosa

arrastao da dengue original
 
      A Secretaria de Saúde confirmou para este sábado, 8, a realização de mais um 'Arrastão da Dengue', no Jardim Ângela Rosa e adjacências. O trabalho terá início a partir das 8 horas, onde os agentes de saúde percorrerão as ruas abrangidas entre as avenidas Eliza Verzola Gosuen, Ângelo Pedro e rua Cesário João Careta, orientando os moradores sobre a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito da dengue, enquanto a Secretaria de Infraestrutura estará com caminhões e homens recolhendo materiais inservíveis que devem ser separados e deixados sobre as calçadas.
      O intuito do trabalho, reforça a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, é manter a população envolvida com este serviço preventivo feito rotineiramente por toda a cidade.  
      A Prefeitura mantém equipes permanentes nas ruas para a prevenção eliminação dos criadouros da dengue, porém o apoio da população é essencial para o combate da doença, vistoriando os seus imóveis e retirando os materiais que possam acumular água parada.
      Luiz Spirandelli, secretário de Infraestrutura, disse que o trabalho integrado permite melhores resultados e facilita para os moradores da região atendida, a destinação correta dos materiais que tenham em casa. Ele aproveitou para reiterar o apelo para que ninguém deixe lixo nas calçadas ou canteiros de avenidas, fora das datas e horários habituais de coleta, que é feita em toda cidade.
      Já foram feitos Arrastões nos Jardins do Éden/Palma, Aeroporto 3/Santa Bárbara, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha e o 'Dia D' na Feira Livre da Estação.
      A cidade registrou até o momento, 600 casos positivos de dengue.
 

UBS São Sebastião instala Consultório Humanizado de Papanicolau

UBS Sao Sebastiao instala Consultorio Humanizado de Papanicolau original
 
      A UBS da Vila São Sebastião, na Região Oeste, ganhou um consultório especial para às mulheres, com atendimento mais humanizado de exames de Papanicolau. O novo espaço visa integrar e acolher as pacientes, num ambiente em que são utilizadas a musicoterapia (relaxamento) e cromoterapia, entre outras.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, são realizados nesta unidade, em média, 60 exames por mês e o procedimento é feito mediante agendamento, onde a paciente recebe um folheto com as instruções e retorna com data e horário marcados. "Este consultório é um projeto piloto, desenvolvido por uma equipe da própria UBS, com o aval da secretaria e que a Prefeitura pretende implantar gradativamente em outras regiões", disse a secretária Waléria Mascarenhas.
      Segundo ela, o objetivo é oferecer aos usuários da rede pública um acolhimento em todas as áreas, com o atendimento de qualidade as pessoas.
      
O exame
      A coleta de Papanicolau é realizada pelas enfermeiras da unidade, onde previamente são transmitidas as orientações para que seja garantido um resultado correto. Caso haja alguma intercorrência durante o exame, a paciente é encaminhada para o ginecologista para procedimentos complementares.
      O Papanicolau possibilita o diagnóstico de alterações causadas pelo HPV; câncer de colo de útero e lesões por ele causadas; infecções vaginais; iInflamações vaginais e algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis.)
      A UBS São Sebastião fica na rua Amélio Borges Campos, 603 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Franca terá Dia “D” de combate à dengue neste sábado

agente de saude combate dengue original
 
      Neste sábado, 22, a Secretaria de Saúde realizará o Dia “D” de combate à dengue, na Feira Livre da Estação. A partir das 8 horas, as equipes distribuirão materiais informativos e orientação aos feirantes e visitantes sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o objetivo do trabalho é reforçar que a luta contra o Aedes aegypti é de todos. “Nós precisamos da ajuda da comunidade para combater o avanço da doença, vistoriando os seus imóveis para eliminar qualquer objeto que possa se tornar um criadouro do mosquito. Só assim, através desta união do poder público e população, conseguiremos acabar com a doença”, ressaltou.
 
Ações de combate
      Desde o dia 18 de janeiro, agentes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizaram “Arrastões” para eliminar criadouros do mosquito e orientar à população. Já receberam a ação os bairros Jardins do Éden, Palma, Aeroporto 3, Vila São Sebastião, Leporace e a Vila Santa Terezinha.
      Até o momento, Franca contabiliza 500 casos da doença.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais