Email  

Saúde

Licitação para construção do novo NGA será aberta segunda-feira

 NGA licitacao original

     Com a habilitação da documentação das 5 empresas que apresentaram propostas, a Prefeitura abre na próxima segunda-feira, 21, às 15h30, em sessão pública na Comissão de Licitações, os envelopes das propostas da concorrência para a construção do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). Esse é um empreendimento de extrema importância e projetado para a região do Jardim Botânico, localizado no cruzamento da Avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, abrangendo uma vasta área próxima ao Residencial Ana Dorotheia, São Jerônimo e Jardim Paraty.
    De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, o NGA ocupará uma área de aproximadamente 22 mil metros quadrados, sendo que 8 mil metros deles serão de área construída, distribuídos em quatro blocos. O primeiro terá o Ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) Geriatria e Saúde Auditiva. O segundo bloco será reservado ao CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco), Ostomia e Saúde Mental. Já o terceiro bloco será totalmente destinado à Farmácia, com espaço para receber 500 pessoas e o Bloco 4 será destinado para as 23 Especialidades Médicas, atualmente,  disponíveis no prédio que margeia a Avenida Hélio Palermo.
    O prefeito Alexandre Ferreira enfatiza que essa é uma construção de suma importância, dado a alta demanda de atendimentos que são oferecidos, diariamente, nas especialidades médicas, cujos encaminhamentos chegam de toda a rede de UBS.
   Os números dos primeiros sete meses deste ano, apontam que foram prestados mais de 43 mil atendimentos, com média mensal de 4,7 mil. Os procedimentos superam os 2,2 milhões, com média de 315,7 mil por mês.
   É de ser ressaltado que o novo prédio do NGA, com investimentos da ordem de R$ 38 milhões, será construído com recursos próprios e emendas dos vereadores, a quem o prefeito reiterou seu agradecimento pela colaboração. Uma vez cumprida essa etapa da concorrência, homologada a empresa vencedora e assinado o contrato, as obras deverão ser executadas no prazo de 24 meses.  

Odontomóvel atende mais de 2,4 mil crianças de creches neste ano

 Odontomovel original

      A Secretaria de Saúde contabilizou até a primeira quinzena deste mês, através da Coordenadoria de Odontologia, o atendimento de mais de 2,4 mil crianças com o Programa 'Saúde Bucal Preventiva e Curativa' nas creches da cidade. Esse trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, por uma equipe de dentistas que, além de examinar as crianças, compartilha informações sobre cuidados que devem ser incorporados em seus hábitos para a melhoria da higiene e saúde bucal.
    Com uma viatura nova, recém adquirida pela Prefeitura, com mais espaços e equipada com aparelhagem e recursos para os atendimentos oferecidos pelos profissionais, o Odontomóvel percorre as Creches Escolas, que são parceiras da Prefeitura, seguindo uma programação conjunta definida com as coordenações de cada estabelecimento. Junto com o atendimento preventivo, é oferecida assistência curativa, em que mais de 330 crianças foram assistidas em suas necessidades. Os pais também são comunicados previamente na medida em que os agendamentos são confirmados.
    Nesta sexta-feira, durante a manhã, o Odontomóvel esteve na Região Norte, atendendo a um grupo de crianças da Creche ‘Joanna De Cusa’, localizada no Jardim Luíza I. "Para a próxima semana, a equipe segue no mesmo local prestando atendimentos às crianças e, depois, seguirá o cronograma", informou Sônia Aparecida Pucci, coordenadora municipal de Odontologia.
     O Programa 'Saúde Preventiva e Curativa nas Creches' busca não só identificar precocemente problemas nas crianças, mas oferecer e iniciar o tratamento básico necessário. É um programa integrado que envolve as Secretarias de Educação e Saúde.
            

Vigilância mantém agentes nas ações de prevenção à dengue

 Vigilancia Dengue original

    Com base nos levantamentos apurados pela Vigilância Ambiental, no mês de julho, com Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura de Franca segue trabalhando nas ações preventivas e visitas nos bairros, identificando ambientes com larvas e orientando os moradores. Nos últimos dias, as equipes de agentes de vetores estiveram na Região Oeste, nos bairros São Joaquim, Itapuã, Santa Helena, Vila Pedigoni e adjacências. Nesta quinta e sexta-feiras, as equipes irão trabalhar na Região Norte, no Parque do Horto e proximidades. 
     Esse trabalho visa identificar locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base na constatação e análise de larvas, nos imóveis pesquisados. Mais de 4,1 mil imóveis foram visitados no trabalho feito no mês anterior e a partir das regiões de maior incidência, estão sendo realizadas essas verificações.
     A próxima Avaliação de Densidade está prevista para outubro.

Saúde amplia farmácia do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”

 IMG 1226 original

     A Secretaria de Saúde ampliou a estrutura da farmácia do Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, para garantir maior comodidade aos pacientes e servidores da unidade. 
     Localizada dentro do PS Municipal e com horário de funcionamento das 7 às 19 horas, a farmácia visa facilitar os trâmites para quem acabou de passar por consulta. O paciente é atendido no Pronto-Socorro e retira os medicamentos, de forma gratuita, para iniciar o tratamento. 
    De acordo com dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho deste ano, foram mais de 63.436 atendimentos na farmácia do Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”. Maio foi o mês com maior número de receitas: 10.056 e janeiro, o menor, com 8.168.
    A revitalização e reestruturação da farmácia contemplam uma série de melhorias que a secretaria tem realizado em toda a rede. Ampliações como no PS Municipal, construção de três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), revitalização das existentes, espaço voltado para a Saúde Auditiva, licitação do novo NGA e construção do Hospital Estadual são algumas das ações em andamento na cidade.

Franca prorroga campanha de vacinação contra a Influenza

 DSC 2583 original

     A Secretaria de Saúde informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que seria encerrada na última segunda-feira, foi prorrogada até 31 de agosto, conforme orientação do Governo do Estado de São Paulo. 
    Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o momento, foram imunizadas 67.577 pessoas. A dose da vacina está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, para pessoas com idade a partir de 6 meses.  
     Para tomar a vacina, basta apresentar a carteira de vacina e um documento de identidade. A expectativa é aumentar a taxa de vacinação, principalmente, para o público com maior risco para a doença.
     Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina influenza pode ser administrada no mesmo dia da aplicação de outras do Calendário Estadual de Vacinação, incluindo as da Covid-19, e também com outros medicamentos. 
    Outra orientação da secretaria é que caso a pessoa esteja gripada, apresente febre ou outras doenças agudas, como infecção gastrointestinal, pneumonia, entre outras, deve aguardar antes de tomar a vacina da gripe.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais