O técnico do Sesi Franca foi o palestrante desta quinta-feira no Congresso Médico Estudantil que continua até este sábado
O técnico do Sesi Franca foi o palestrante desta quinta-feira no Congresso Médico Estudantil que continua até este sábado
Os mais de 6,9 mil beneficiários do programa social Bolsa Família devem ficar atentos a convocação da Secretaria de Saúde, para se apresentarem nas Unidades Básicas da cidade até o dia 22 deste mês, para fins de atualizarem a pesagem das crianças com até 7 anos. Essa é uma das obrigações para continuidade do benefício, sujeito a suspensão e até o cancelamento quando as partes deixam de cumprir com algumas obrigações legais, dentre elas também a atualização cadastral.
A Secretaria de Saúde, em nota essa semana, fez um alerta especial aos beneficiários do Programa Bolsa Família, sobre a importância do acompanhamento regular nas UBSs e algumas mudanças introduzidas para maior agilidade nos processos. Entre as mudanças, a de que os beneficiários não receberão mais as correspondências para a pesagem e cada unidade terá seu período para a pesagem.
Serão feitas também uma pesagem por semestre, sendo a 1ª vigência de janeiro a junho; a 2ª vigência de julho a dezembro. Os beneficiários poderão ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Franca, no total de 15 distribuídas por toda a cidade. A orientação é que procurem antes e veja o melhor horário. O prazo para a pesagem do Bolsa Família, nesta segunda vigência/2019 termina em 22 deste mês. Todos os beneficiários devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua residência com o nº do NIS, carteirinha de vacina das crianças e cartão de pré natal das gestantes.
Devem comparecer as crianças até 07 anos e as mulheres de 14 a 44 anos.
Números em Franca
Dados do CAdÚnico, unidade da Secretaria de Ação Social indicam que existem na cidade 6.963 famílias com os benefícios ativos, ou seja, que estão recebendo regularmente os valores mensais, em média R$ 178. As variações existem em razão do número de filhos e condições sociais demonstradas.
É condição básica para o recebimento, que as famílias mantenham as crianças nas escolas e façam o acompanhamento médico regular nas Unidades Básicas, dentre eles a pesagem. Outro item necessário é a atualização cadastral periódica, que pode ser feito na sede do CadÚnico (Av. Champagnat, 1750, centro) ou então nos 5 CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), espalhados pelos bairros. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
Outro dado interessante, refere-se ao pagamento extra do 13º salário, uma novidade anunciada recentemente pelo Governo Federal. Informações oficiosas dão conta que esse pagamento virá junto com a parcela a ser paga em dezembro, cujo calendário esse ano está previsto entre os dias 11 e 22.
CRAS para atualização de cadastro
CRAS NORTE – Rua Ilton Barbosa Silva, 745 – Leporace I.
Fone: 3704-8515
CRAS SUL – Rua Zeferino dos Prazeres, s/nº - Jd. Aeroporto I (ao lado UBS). Fone: 3701-7109
CRAS LESTE – Rua Porto Velho, 1871 – Jd. Brasilândia (ao lado)
Fone: 3725-2001
CRAS OESTE– Rua Bruno Cilurzo, 1550, Jardim Dermínio.
Fone: 3720-7119
CRAS CENTRO – Rua Doutor Alcindo Conrado, 1813 – Centro
Fone: 3721-0209
Franca sediará, entre esta quinta-feira e sábado, o Congresso Médico Estudantil de Franca (Comef) na Unidade III da Uni-Facef. O evento é organizado pela Camae (Medicina Municipal de Franca) e a Uni-Facef com apoio da Prefeitura. A abertura será às 7h30 com o credenciamento. Ao todo, 400 pessoas se inscreveram entre estudantes de medicina, residentes e médicos de Franca, Pedregulho, Ipuã, Morro Agudo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, entre outras regiões. Os palestrantes são de São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
Além das palestras e oficinas, o congresso tem como objetivo fortalecer o ambiente acadêmico abordando os principais temas da prática de saúde e promovendo um intercâmbio entre outras faculdades de medicina.
Os participantes poderão apresentar trabalhos, os quais serão avaliados e os melhores serão premiados. Vale ressaltar que as inscrições já foram encerradas. Os três primeiros colocados também receberão prêmio em dinheiro. O primeiro lugar receberá ainda o Prêmio Ismael Alonso y Alonso.
A primeira oficina do dia terá início às 8 horas tendo como tema “Habilidades em simulação realística” com as professoras Kelly Jacqueline Barbosa e Sílvia Maria Leli. A última atividade do dia está programada para às 19 horas. A programação completa pode ser consultada pelo site: http://eventos.unifacef.com.br/comef/2019/programacao.
Com a perspectiva de receber profissionais especialistas no tema autismo das mais diferentes regiões do País, além de centenas de dirigentes de organizações sociais e entidades em geral, Franca realizará na próxima semana, entre os dias 12 e 14, no Hotel Dan Inn, na região Sul da cidade, o Seminário de Políticas Educacionais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O evento é organizado conjuntamente pelo município, através da sua Secretaria da Educação e o Ministério da Educação.
Deverão ilustrar com suas presenças o evento 42 representantes do Conselho Nacional de Secretários da Educação dos Estados Brasileiros e Distrito Federal; 300 representantes dos Polos da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Franca-SP); Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra; - 158 representantes de Organizações Sociais, Movimentos, Associações e Famílias Pró autistas, entre outros.
A programação tem sua abertura prevista para a terça-feira, dia 12 próximo, com o credenciamento dos participantes e autoridades às 8 horas, seguido dos pronunciamentos a partir da composição da mesa de honra. O encerramento será na tarde do dia 14. Na sequência terão andamento as palestras, todas elas focadas em temáticas pertinentes aos objetivos do Seminário, com a seguinte programação:
Terça-feira, 12
Palestra 1
Horário: 9h30 às 11h30
Palestrante: Francisco Varder Braga Júnior
Tema: Conceituando o autismo e atualidades no diagnóstico
Palestra 2
Horário: 13h30 às 15h30
Palestrante: Dr. Marcelo Valio
Tema: Atualização do Marco Legal (Direitos Autorais)
Palestra 3
Horário: 15h30 às 16h 30
Palestrante: Maria de Lourdes Esteves Bezerra; Flávia Marçal; Dalmir Pacheco de Souza.
Tema: Formação inicial e continuada de professores (avaliação dos cursos e prós-graduação) e políticas públicas
Palestra 4
Horário: 16h30 às 17h30
Palestrante: Dra. Ana Carolina Sella
Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.
Tema: atualização sobre as técnicas e metodologias: pei/ planejamento educacional individualizado e ppi/ projeto pedagógico institucional; tecnologia assistiva, práticas de gestão e monitoramento.
Quarta-feira, dia 13
Palestra 5
Horário: 8h30 às 10h30
Palestrante: Maryse Suplino
Tema: Educação para toda a vida
Palestra 6
Horário: 10h30 às 11h30
Palestrante: Graça Maduro
Tema: Perspectivas para inclusão social plena da pessoa portadora de transtornos do espectro autista
Palestra 7
Horário: 13h30 às 14h30
Palestrante: William Chimura
Tema: O autista no contexto da educação superior, educação profissional e tecnológica - ept, programa incluir.
Palestra 8
Horário: 14h30 às 15h30
Palestrante: Fátima de Kwant
Tema: Equipe multiprofissional para a promoção do potencial da pessoa com autismo; palavra dos autistas; visão crítica à inclusão educacional do autista.
Horário: 16h30 às 17h30
Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.
Tema: Consolidação de documento propositivo
Quinta-feira, 14
Horário: 8h30 às 9hs
Breve apresentação sobre a A.P.A.A.F (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Franca -SP, incluindo a Apresentação de um Vídeo Institucional.
Mesa Redonda 1
Horário: das 9 h às 10h30
Especialistas expositores: Marília Melo de Andrade, Mariana Cervi Marques,.Eduarda Cristina Borges Aímola, Ana Paula dos Santos Leite 10 h 30 às 11 h – Abertura para bloco de perguntas.
Tema: A importância da parceria da escola com o especialista em autismo e equipe multidisciplinar: psicóloga; fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e pedagogo.
Programação da tarde:
Mesa redonda 2
Horário: das 13h às 14h30
Tema: A visão das famílias com filhos autistas: - Chegou uma pessoa com autismo na minha família. O que mudou?
Participantes: Pais e especialistas em transtorno do espectro autista: 1. Karla Janaine de Moraes Borges, Pedro Otávio A. Pires de Mello Doim, Kelly Midori Umemiya Garcia de Toledo, Alessandra, Harlley Guirão, Maria Beatriz Junqueira Pugliesi.
Palestra
Horário: das 14h30 às 16h30
Tema: Inclusão Social e Escolar do Portador de Síndrome do Espectro Autista: ‘Um Sonho Mais Que Possível’. Essa palestra será proferida por uma família constituída pelo pai, pela mãe que é especialista no assunto Síndrome do Espectro Autista, e pelo filho, que é portador de Síndrome do Espectro Autista.
Palestrantes: Anita Jovelina Brito de Jesus, Nicolas Brito Sales e Alexsander Sales.
Fechando a programação, das 16h30 às 17 horas está prevista abertura para bloco de perguntas aos especialistas da Mesa Redonda e aos palestrantes da última palestra, encerrando-se as atividades às 17h30 com o recolhimento de avaliações sobre o evento.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9233, com Regina Hanna.
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, organiza para o próximo sábado, dia 9, o tradicional Dia D da campanha contra o câncer de próstata