Email  

Saúde

Prefeitura garante atuação dos Fiscais Sanitários

     A partir dessa quarta-feira, com a sanção por parte do prefeito Gílson de Souza, da Lei Municipal que atribui competência para fiscalização pertinente a Obras e Posturas aos Fiscais Sanitários, esses servidores começam a exercer as suas funções. Essa foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura para suprir uma necessidade que vinha desde o ano passado, surgida a partir do impedimento legal que houve para atuação dos fiscais de obras e posturas.

     O prefeito ao assinar a Lei destacou a importância do diálogo para encontrar uma solução caseira que permitirá dar o melhor encaminhamento a esse imasse. São profissionais comprometidos, habituado a lidarem com situações das mais adversas e que certamente desempenharão com êxito o seu papel, ajudando a disciplinar as atividades dos comerciantes informais na área central e demais locais da cidade.

     A partir dessa quarta-feira, com a publicação da Lei, esses profissionais estão aptos a desenvolverem suas atividades e farão num primeiro instante, um trabalho de campo de conscientização e advertência, levando esclarecimento as pessoas que atuam sempre obediência à legislação. O intuito é evitar conflitos e prejuízos maiores a quem quer que seja e assegurar o direito daqueles que estão estabelecidos e recolhem seus tributos em dia.

Residência médica vai expandir saúde da família em Franca

     Como instrumento de políticas de expansão do programa Estratégia de Saúde da Família (substituto do PSF), o programa Municipal de Residência Médica passa a ser realidade em Franca. A iniciativa partiu da Prefeitura, que elaborou e a Câmara aprovou na última semana, a implantação do programa de Residência Médica no Município, criando ao mesmo tempo a Comissão de Residência Municipal (Coreme). Ela terá a incumbência de disciplinar o pagamento de bolsas de estudos complementar e de auxílios de preceptoria e de coordenação, entre outras providências.

     Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, a aprovação desse projeto representa um grande passo para o fortalecimento e expansão da atenção básica, com médicos formados que passarão a atender na rede básica da Prefeitura, recebendo uma bolsa do Ministério da Saúde. Eles receberão como contrapartida do município e de médicos da rede, mais experientes, o suporte necessário até se graduarem como Médico da Família e ao mesmo tempo atenderão no município ajudando nas demandas existentes na atenção básica.

     A ideia é aproveitar esses profissionais atuando na expansão do atendimento do Estratégia de Saúde da Família, com a abertura de novas unidades a partir dos próximos anos, observou Moraes Silva, envolvendo sempre a parceria com os Ministérios da Saúde, Educação e a Universidade. Além do mais, trata-se de profissionais competentes, pós graduandos, cuja chegada não vai onerar a folha de pagamento, pois terão uma bolsa do Ministério da Saúde.

     Este ano de acordo com a secretaria de Saúde, existem três profissionais atuando na rede pública e para 2018 a ideia é triplicar esse número. O edital de chamamento deverá ser divulgado também no mês de janeiro próximo.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais