Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Jardim Paineiras, São Domingos, Esmeralda e Santa Bárbara receberão o 'fumacê' nesta semana

 Fumace Jd Palmeiras original

          O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou a programação do 'fumacê' para esta semana, que irá atender a bairros das Regiões Norte, Oeste e Sul da cidade.
      Nesta terça-feira, 14, a partir das 18 horas, a ação será realizada em ruas do Jardim Paineiras e Residencial São Domingos, no Setor Norte.
      Já na quarta-feira, 15, será a vez do Parque das Esmeraldas, na Região Oeste. Na quinta-feira, 16, o 'fumacê' acontecerá no Jardim Santa Bárbara, no Setor Sul.
        Durante a nebulização, é importante que os moradores deixem as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais doméstios, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
           Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo o 'fumacê', os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados a nebulização têm contribuindo para a redução significativa de casos da doença.
         Desde o início do trabalho em fevereiro, já foram atendidos 40 bairros em todas os setores da cidade.
         Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2797 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Vigilância fará orientações sobre dengue durante visitação aos cemitérios

 Cemiterio Sto Agostinho original

         Uma equipe de agentes de controle de vetores do Departamento de Vigilância em Saúde estará nos cemitérios municipais da Saudade e Santo Agostinho neste sábado, 11, para orientar a população sobre a dengue, durante as visitas às sepulturas na véspera do Dia das Mães, celebrado neste domingo.
      No período da manhã, os visitantes receberão informações sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, como as retiradas de embalagens plásticas e pratinhos de água dos vasos de flores, o descarte de copos, pratos e garrafas nos lixos, além de evitar os recipientes e materiais que possam acumular água.
      Daniela Ubiali, chefe do Setor de Vigilância, destacou que as ações de prevenção a doença são diárias e o apoio da população está sendo primordial para a redução dos casos. "Estaremos com os nossos agentes neste sábado, nos cemitérios municipais para reforçar as orientações às pessoas sobre os cuidados necessários para o combate ao mosquito. A população tem sido uma grande aliada neste trabalho e contamos com o apoio de todos", explicou.
      Os dois cemitérios municipais Saudade e Santo Agostinho estarão abertos neste sábado e domingo, 11 e 12, véspera e Dia das Mães para visitação no horário das 7 às 17 horas.
      Nas proximidades e entradas dos locais, vendedores de flores, velas e produtos congêneres, autorizados pela Vigilância, também estarão à disposição dos visitantes para a aquisição dos produtos.
      Para as pessoas que tiverem dúvidas sobre a localização das sepulturas, a consulta poderá ser feita pelo site da Prefeitura, no link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-cemiterio/ ou com os funcionários dos cemitérios que estarão à disposição para auxílio.
Dengue
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2788 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Saúde inicia vacinação contra dengue na próxima semana

 Vacina de Dengue original

           A Secretaria de Saúde anunciou na tarde desta quinta-feira, que vai iniciar a vacinação contra a dengue na cidade, a partir de segunda-feira, 13.
      Seguindo a determinação do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, nesta primeira etapa, o público-alvo previsto é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
      A vacina estará disponível a partir de segunda-feira, 13, no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Paraty, além dos postos das ESFs  (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Luíza, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes nesta idade para receberem a primeira dose da vacina, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A segunda dose será aplicada após 90 dias.
      Segundo ela, a vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a imunização.
      De acordo com a secretaria de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.
 
 
Casos
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2778 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Saúde realiza vacinação contra gripe no terminal de ônibus

 Vacina Terminal original

          Nesta quinta-feira, 9, o Terminal de Ônibus "Ayrton Senna da Silva", localizado no Centro, se tornou um ponto de vacinação contra a gripe. Equipes da Secretaria de Saúde estiveram no local das 9 às 17 horas para aplicar doses da vacina contra a Influenza. Pessoas de todas as idades acima de 6 meses puderam receber o imunizante.
      Alba Machado trabalha próximo ao terminal e não desperdiçou a oportunidade de tomar a vacina. “Eu fiquei sabendo que teria a vacina aqui e aproveitei. Eu trabalho o dia todo e ir até uma Unidade de Saúde, as vezes, é complicado. Aqui foi uma mão na roda”, disse.
      Cícera da Silva, de 68 anos, desceu de ônibus no terminal e viu a equipe de saúde. “Eu vim me informar e fiquei sabendo que estavam aplicando a vacina da gripe e resolvi tomar para me proteger. Ótima a iniciativa”, afirmou a aposentada.
      A campanha de vacinação contra a Influenza, que teve início no final de março, já imunizou mais de 27 mil pessoas.
      Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, a estratégia de utilizar o terminal de ônibus como ponto de vacinação, visa atingir um público mais amplo, especialmente, àqueles que têm dificuldades em acessar as unidades de saúde durante o horário comercial. Ela destacou que muitas pessoas estão ocupadas durante o dia e não conseguem buscar a imunização, tornando o terminal uma opção conveniente para receber a vacina.
      Somente no período da manhã, 250 pessoas foram imunizadas. “Um resultado muito positivo. Podemos estudar a possibilidade de novas ações como esta”, disse.
      Além do terminal, a vacina contra a Influenza está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Ângela Rosa, Aeroporto I e III, Brasilândia, Estação, Parque Progresso, Santa Clara, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, São Sebastião e Jardim Paraty. A aplicação é feita das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
 
 

Saúde faz campanha de prevenção ao câncer bucal em parceria com Unifran

 Saude Bucal original

      O mês de maio, chamado 'Maio Vermelho' é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Franca (UNIFRAN) fará palestras e ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco na importância do autoexame. “É uma ação conjunta entre os profissionais do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e os da Disciplina de Diagnóstico Odontológico Integrado do Curso de Odontologia da Unifran”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
      De acordo com ela, quem frequenta as Unidades Básicas de Saúde, poderá agendar avaliações com os dentistas das unidades. O profissional fará a avaliação e passará as orientações necessárias sempre com o foco na prevenção e detecção precoce do câncer bucal, assim como orientar sobre fatores que predispõem para aparecimento de lesões bucais.
      Nesta quinta-feira, 9, haverá palestra no anfiteatro do Curso de Odontologia da UNIFRAN sobre o Câncer de Boca, às 13 horas. É um curso de educação continuada para as equipes de saúde bucal.  
      No dia 21, das 9 às 11 horas, dentistas presentes nas unidades juntamente com alunos do curso de Odontologia da Unifran realizarão exames nos usuários
      Já no dia 23, das 8 às 11 horas, os estudantes serão divididos em dois grupos, sendo que um deles ficará no Terminal Central de Ônibus, distribuindo panfletos relativos à campanha, enquanto o outro ficará na praça central, junto do Odontomóvel, para orientação de autoexame bucal e encaminhamento para avaliação, junto aos profissionais da rede presentes no local.
 
Enfrentamento da cárie
      Paralelo à campanha, a Secretaria de Saúde segue com ações de combate a cárie dental e outros problemas bucais em crianças e adolescentes das escolas, EMEBs e creches do município. As ações são desenvolvidas dentro do Programa de Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Educação e Universidade de Franca.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o objetivo destas ações é realizar o diagnóstico precoce dos principais problemas bucais, orientar sobre o uso e importância da escovação e promover a realização do Tratamento Restaurador Atraumático e outras técnicas minimamente invasivas nas dependências da própria escola. “As ações são realizadas obedecendo um cronograma de visitas às escolas, juntamente com profissional da unidade básica de referência dentro do território a que a escola pertence”, disse Waléria. Em 2023, cerca de 4 mil alunos da rede foram atendidos.
      Com estas ações, o município consegue promover a Educação em Saúde Bucal, realizar diagnósticos precoce e oferecer os cuidados dentro do ambiente escolar. “Isso facilita a vida dos familiares que, na maioria das vezes, não têm tempo, devido ao trabalho, de levar a criança até as unidades básicas. Só vão no momento da dor. Com esse projeto, o cuidado é realizado de maneira preventiva, educativa e curativa, evitando o avanço e agravo dos problemas bucais”, finalizou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais