A Prefeitura de Franca, baseada em Nota Técnica Médica (Nº 05/2020 – Secretaria Municipal de Saúde) emitida e assinada pela Diretora Técnica do Pronto Socorro Municipal Adulto Dr. Álvaro Azzuz Dra Cláudia Poubel Marques e pelo médico plantonista Dr Gustavo Cavalcanti Dutra Eichenberger, adotará a recomendação medicamentosa descrita abaixo para prevenção e tratamento precoce da COVID 19.
A Nota Técnica (NT), por sua vez, está amparada no documento federal denominado “Orientações do Ministério da Saúde para Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da COVID 19”, com data de 20 de maio de 2020, tendo, portanto, lastro técnico do Ministério da Saúde.
Como esclarece a NT, “Os medicamentos serão receitados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde, com o intuito de prevenir ou conter a doença COVID 19, ou seja, em pacientes sintomáticos leves que estejam aguardando o resultado do exame do tipo PCR RT*, feito através de SWAB”**
A Prefeitura reafirma sua preocupação primordial com a preservação da vida das pessoas e que a orientação de indicação do tratamento precoce contra COVID 19 respeitará a conduta e autonomia médica em receitar para seus pacientes os remédios indicados na NT.
Importante ressaltar o que também está explícito na NT, que “em qualquer medicamento receitado pelo médico ao paciente, seja para profilaxia ou tratamento precoce, deverá ser assinado Termo de Consentimento do Paciente (...).
A prefeitura de Franca esclarece que não se trata de um “Protocolo”, mas sim de uma “Recomendação”, portanto, não haverá distribuição gratuita dos medicamentos na Rede Municipal de Saúde.
Segue abaixo a relação dos remédios que compõem o Tratamento
PROFILAXIA PREVENTIVA COVID 19 - SINTOMAS
Ivermectina, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol e Metoclopramida
PROFILAXIA TRATAMENTO COVID 19 - POSITIVO
Ivermectina, Hidroxicloroquina, Osetalmivir, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol, Metoclopramida
Atenção, não faça a automedicação. Todos os remédios mencionados tem dosagens e períodos específicos para o tratamento, devendo ter, impreterivelmente, indicação e receita médica.
*PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia de Polimerase) RT (Transcrição Reversa), por biologia molecular.
**SWAB – amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial (zaragatoa) ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal).
Com o espírito de oferecer orientação e inibir práticas que coloquem em risco a saúde de outras pessoas, a Guarda Civil Municipal e a Vigilância Sanitária tiveram participação destaque na ocorrência na noite de última quinta-feira, na rodovia Nelson Nogueira, que liga Franca-Ribeirão Corrente. Os agentes tomaram conhecimento de uma convocação via rede sociais e se anteciparam, apresentando-se no local e flagraram a prática irregular e impediram que a festa se consumasse.
Os responsáveis foram identificados e autuados na forma da legislação, cujos valores deverão ser fixados no decorrer do processo administrativo. Por conta das dimensões da cidade, por mais que haja desdobramento é praticamente impossível vigiar todos os locais, daí o apelo das autoridades sanitárias para que as pessoas se conscientizem e cumpram voluntariamente a quarentena conforme está sendo recomendado.