Email  

Saúde

Vigilância Sanitária alerta para perigos causados pelo escorpião

     Em período de muito calor e chuva, é comum aumentar o número de reclamações referentes a escorpiões. Segundo a Vigilância Sanitária, no mês de setembro foram registradas 20 reclamações e 25 em outubro. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar a proliferação do escorpião que sai em busca de alimento sendo a barata e grilo os mais comuns.

     A Vigilância Sanitária realiza um trabalho de orientação junto à população para criar barreiras com o intuito de evitar que o escorpião chegue até à residência. “É preciso manter os quintais limpos e sem baratas e outros insetos que servem de alimentos para o escorpião. A espécie com maior incidência em Franca é conhecido por escorpião amarelo que tem por hábito se abrigar principalmente em caixas de esgoto. Sendo assim, temos que criar barreiras para que ele não chegue até nossas residências”, disse o chefe da Vigilância, Felipe Granzotti.

      É importante vedar ralos e pias, manter a caixa de gordura bem vedada e manter limpos os quintais. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

     Além disso, os terrenos sujos podem contribuir para que os escorpiões fiquem no local e ‘invadam’ as casas vizinhas. Mas não é o principal problema já que o escorpião vive principalmente em esgoto e locais úmidos. “Temos que criar barreiras em nossas residências para que eles não consigam entrar”, disse Granzotti que completou: “Se encontrar um escorpião no quintal ou dentro de casa, em hipótese alguma deve-se colocar a mão ou tentar algum contato direto. Ligue na Vigilância Sanitária que passamos todas as orientações.”

     Apesar dos cuidados, em caso de picada é preciso procurar atendimento médico imediatamente. “Em caso de picadas o procedimento é o mesmo para qualquer pessoa. Não use remédios caseiros, não se automedique. Não passe álcool. A vítima deve ser levada imediatamente para o Pronto-Socorro, UPAS ou um hospital particular para ter o tratamento correto.” A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima, portanto o médico avaliará a gravidade e tomara a decisão sobre o tratamento a ser feito.


Cuidados:

1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.

2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.

4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.

5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.

6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.

 

Prefeitura oferece consultas a 5 mil mulheres em 14 dias

       O Programa Zera Fila, lançado pela Prefeitura de Franca para acabar com a espera por consulta com médicos especialistas, chegou à sua terceira semana de atendimentos com ginecologistas. Até a última segunda, foram convocadas 5.080 mulheres para as consultas, em 14 dias de atendimentos (2 a 4, 7 a 11, 14 a 18 e 21 de outubro).

      Mas, apesar do esforço da Secretaria de Saúde, que envia mensagens para as mulheres e, depois, por telefone, confirma data, horário e local, das 5.080 consultas ofertadas, 3.945 foram realizadas. Isso, porque 1.135 mulheres confirmaram presença, mas não compareceram.

     A Prefeitura solicita que as mulheres que não puderem comparecer na data agendada, que não confirmem a presença, pois, assim, prejudicam as demais francanas e a si mesmas.

      Até dezembro, a Prefeitura de Franca vai oferecer 13 mil consultas ginecológicas e, se necessário, com encaminhamento para exames e retornos. Prefeitura promove palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’

      A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a cooperativa Unimed, promoveu a palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’ ministrada pela enfermeira Marcella da Mata Almeida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, às 9 horas, no
auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), para as servidoras municipais.

      As servidoras foram orientadas sobre a prevenção do câncer de mama. Foi explicado como fazer o autoexame periódico, que permite a mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.

     As mulheres podem adotar hábitos saudáveis para prevenir outras doenças, além do câncer de mama, como praticar atividades físicas regularmente; seguir uma dieta balanceada; evitar ingerir muita gordura, açúcar, sal, embutidos e carne vermelha; não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.

    Ao final da palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das participantes. E disse que espera participar de novos encontros para a promoção da saúde, ter momentos de colaboração e também compartilhar as vivências.

Outubro Rosa com beleza na Saúde Mental

      As equipes da Secretaria de Saúde, vinculadas ao Ambulatório de Saúde Mental adulto, instalado em prédio anexo ao Pronto-Socorro Infantil, promoveram, nesse começo de semana, uma concorrida vivência marcando a programação do Outubro Rosa, compartilhando informações preventivas, bem-estar e também autoestima. Com um trabalho articulado previamente pelas servidoras e colaboradores, a participação de voluntários do Instituto da Mulher, ao longo do dia as pacientes cadastrados na repartição que realizam tratamento periódico participaram de um Dia de Beleza, recebendo atenção e cuidados muito além da assistência psicológica e social.

     Para a psicóloga Karina Arantes, da equipe do Ambulatório, foi marcante o envolvimento e sentimento de prazer das pessoas que compareceram, todas elas gratas pelo acolhimento que tiveram e o cronograma de atividades programadas. Enfermeiras compartilharam informes sobre o autoexame e formas simples que a mulher pode utilizar para detectar possíveis sintomas do câncer de mama. A médica Sandra Maria Bueno também se juntou ao grupo, palestrando sobre ‘Cuidados com a Saúde da Mulher’, com informes adicionais sobre os serviços disponíveis no Ambulatório e a importância de cada paciente procurar viver bem com elas mesmas.

    Enquanto as usuárias ocupavam assentos organizados na sala de espera, recebendo os cuidados estéticos, como limpeza de pele, maquiagem e outros tipos de serviços da equipe de voluntárias, eram disponibilizadas outros tipos de informações dos locais onde podem ser realizados exames de mamografia. Tudo gratuitamente na rede pública, bastando que dirijam a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

    Lembrando que aos sábados continua ocorrendo os mutirões de Mamografia e Papanicolau, mediante agendamento prévio feito nas UBSs.

   A estrutura de Saúde Mental do município é composta por dois Ambulatórios, o adulto com 3.770 pacientes em tratamento permanente e o NAIA, que funciona no Centro de Saúde I, na região central, voltado ao público infantil.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais