Email  

Saúde

Seminário discute Redução de Danos e uso de Drogas

 

     Está definida a programação do IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas, preparado pela Secretaria de Saúde e sua equipe de Saúde Mental, durante dois dias no auditório no Centro Universitário Uni-Facef, na próxima semana, dias 26 e 27.

     Trata-a se de uma iniciativa aberta a todos os profissionais de saúde e à população em geral, onde o foco será ouvir e debater com profissionais da área novos rumos e formas para reverter a grave situação que assola os diversos segmentos da sociedade.

    As equipes de Saúde Mental acertam os últimos detalhes do evento que contará com palestrantes no primeiro dia: Larissa Soares de Melo e Rafael Guimarães dos Santos. O Seminário terá como temática ‘Redução de Danos: Reconstruindo Conceitos’, no auditório do Centro Universitário Uni-Facef, na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José, com abertura programada para o dia 26, às 13h30.

     Após o credenciamento de praxe dos participantes e falas das autoridades marcando a abertura oficial, está prevista uma apresentação cultural envolvendo pacientes de unidades de saúde e outros serviços de assistências mantidos pelo município. Na oportunidade será feita uma exposição pelo psicólogo João Doná, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, resumindo um pouco do trabalho feito em Franca, dos os objetivos do Seminário, a realidade local, seguido das duas palestras, começando com Larissa Melo.

    Participarão das discussões no primeiro dia representações do Caps ad; Consultório na Rua; UBS’s; CTA; PSF’s; Caps III; Hospital Alan Kardec; Samu; Ambulatório de Saúde Mental; Pronto-Socorro; NAIA; UPA; Centro Pop; Abrigo Provisório; Casa de Passagem; CREAS; CRAS; Família Acolhedora; Conselho Tutelar; Comade; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal da Criança e Adolescência; Conselho Municipal da Assistência; Guarda Municipal; CDP; Fundação Casa; Educação Municipal e Estadual.

    Para o segundo dia, 27, as atividades serão retomadas pela manhã, com três oficinas temáticas, começando a primeira delas às 8 horas. Ao final será estruturada uma rodada de conversa e avaliação geral dos assuntos abordados. Participarão delegações do Caps ad:, Consultório na Rua, CTA, Clínica Renovare, Abrigo Provisório, Casa de Passagem, Comunidade Terapêutica (Amarjá, Narev, DC9 e Rosas de Sarom), Centro Pop, Ministério Público, Defensoria Pública, Ambulatório de Saúde Mental,NAIA, Caps III, Guarda Municipal, SAMU, Psicólogas UBS’S, Enfermagem das UBS’s e PSF’s, CREAS’s, Pronto Socorro e Faculdade de Direito.

Saúde faz reunião do Comitê de Combate a Arboviroses

    A Secretaria Municipal de Saúde promove no começo da noite desta terça-feira, 18, em sua sede na avenida Dr. Flávio Rocha, 4.780, Vila Imperador, mais uma reunião do Comitê Permanente de Combate a Arboviroses na cidade. O encontro, que ocorre pela segunda vez em 2019, atende a uma norma fixada pelo prefeito Gílson de Souza no começo do ano, buscando incrementar ações efetivas e mais eficazes no combate e eliminação dos criadouros e dos ambientes onde surgem as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

    A reunião desta terça-feira ocorre a partir das 19 h, no auditório da própria Secretaria de Saúde. Foram convidados todos os segmentos que direta ou indiretamente podem contribuir com esse esforço permanente das equipes da Vigilância Sanitária, no sentido de reduzir a incidência de doenças, principalmente a dengue.

    Com ocorrência fatal confirmada, na última semana, de um morador da região Oeste e atualmente com mais de 7,2 mil casos suspeitos, dos quais mais de mil autóctones positivos, 85 importados, 559 negativos e mais de 5,4 mil notificados e no aguardo de fechamento, é preciso de ações firmes e do envolvimento de todos os segmentos.

     A Comissão tem na presidência o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, e na vice-presidência Cleber da Silva Benedito e as diversas comissões, com profissionais das Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, além dos demais setores da Saúde.

Participam também instituições privadas, conselhos e representações do comércio, da indústria e dos trabalhadores.

   Nesta terça, deve ser feito um balanço das principais ações nestes últimos meses, com exposição do quadro atualidade e o plano de ação de médio e curto prazo. Nesse sentido, uma situação é consensual: a necessidade de manter toda a população aliada e envolvida nos esforços dos agentes e autoridades.

    Assim, expondo o que foi e deve ser feito e ouvindo sugestões, os membros do Comitê esperam consolidar e avançar nas ações futuras, buscando mais parcerias e fortalecendo o trabalho com os fomentadores da sociedade civil no combate ao Aedes aegypti.

Mais informações, tel. 3711-9408, com Felipe Granzotti.

Secretaria de Saúde membros do Comitê de Combate às Arboviroses

        A Secretaria Municipal de Saúde CONVOCA os membros do Comitê Permanente de Combate às Arboviroses, nomeados através da Portaria nº 284 de 26 de fevereiro de 2019, para a 2ª reunião, no dia 18/06/2019, terça-feira, às 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da reunião é consolidar as ações de parceria, bem como a formação da comissão de mobilização do Comitê Permanente de Combate às Arboviroses, como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti.

Link do Diário Oficial:

https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1212-27022019.pdf

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais