Saúde

Franca registra três óbitos da gripe Influenza H1N1

      A Vigilância Epidemiológica do município, unidade vinculada a Secretaria de Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 29, a constatação na cidade de três óbitos em razão da gripe H1N1 (Influenza). A constatação foi feita através de exames que estavam pendentes de resultados no Instituto Adolfo Lutz e são autóctones, ou seja, envolvendo pessoas da própria cidade, sendo duas mulheres e um homem.

    No ano passado, Franca registrou sete óbitos, informou o secretário da pasta, José Conrado Netto, alertando que alguns cuidados são essenciais como prevenção. Entre eles o de lavar as mãos sempre com água e sabão após o espirro, tosse, uso de sanitários, ao tocar os olhos, nariz e boca. Ao tossir e espirrar, procurar sempre proteger a boca com lenço descartável, além de se evitar ambientes fechados e tumultuados e ingerir muito líquido.

    O secretário também informou que a campanha contra a gripe Influenza já se encerrou este ano, pois ela acontece sazionalmente para grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A próxima campanha ocorrerá somente no ano que vem. Os registros do ano passado foram de casos quatro autóctones e três importados.

Concurso cultural sobre Aedes aegypti prorroga prazo de entrega dos trabalhos

      O prazo para a entrega final dos trabalhos do VII Concurso Cultural, promovido pela Vigilância Sanitária foi prorrogado para o dia 13 de setembro. Com o slogan “parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti”, o objetivo do concurso é conscientizar cada vez mais a população para adoção de condutas e práticas para o enfrentamento do mosquito da dengue, eliminando qualquer tipo de criadouro.
       Em parceria com a Secretaria de Educação, o concurso sempre envolve em suas edições, milhares de alunos. Em 2018 foram mais de 7.300 participantes e a expectativa deste ano é que esse número seja superado.
Entre as modalidades estão a produção de frase, desenho e texto por aluno e vídeo por escola. No julgamento, será avaliado se o cumprimento do objetivo foi realizado, que foca no combate mosquito Aedes aegypti, a expressão de ideias, a originalidade e a criatividade.
      A divulgação dos resultados será a partir do dia 7 de outubro e os ganhadores serão contemplados no dia 12 de novembro, com kits, tablets, e outros prêmios. O edital completo pode ser conferido no link: https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=6002:regulamento-concurso-cultural-combate-aedes-aegypti-2019&Itemid=1640

Agita Galera promove atividades físicas na Concha Acústica


       No próximo sábado, dia 31, acontece na Concha Acústica o Agita Galera. Este é um programa desenvolvido pelo Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras, que visa combater o sedentarismo, promovendo atividades físicas e os conhecimentos dos benefícios de um estilo de vida ativa. O evento em Franca será das 9 às 12 horas, com a presença de professores e profissionais da saúde.
      Durante esse período, a praça central será contagiada por alegria e animação. Os professores realizarão junt
o à população uma grande aula de mix dance, que envolve vários estilos. Haverá também uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde com informativos de boas práticas.
     O programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996 e hoje, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, público-alvo, estratégias, ações e resultados desejados. A principal meta é fazer com que a população se exercite ao menos 30 minutos por dia, em qualquer lugar e com qualquer atividade. Em Franca, as equipes estarão empenhadas em, literalmente, agitar a população.

Encontro Intersetorial em Saúde Mental

     A Secretaria de Saúde prepara, para o próximo dia 26, o Encontro Intersetorial em Saúde Mental, voltado aos profissionais da área e interessados no tema, com participação aberta ao público interessado. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.

     Será um espaço de discussão e troca de experiências conceituais a respeito dos serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e suas peculiaridades, filosofia nas maneiras de atendimento e também avaliações e perfis dos pacientes.

     Três profissionais especializados na área foram convidados e estarão expondo suas vivências entre as 8 e 11 horas, sendo eles a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, e os médicos Ricardo Cassis e Marcos Bovo Nicácio. A Prefeitura mantém na cidade duas estruturas de atendimento universal para a população que necessita desse tipo de assistência, sendo duas para o público adulto e uma o ambulatório voltado ao público infantil no antigo Centro de Saúde I, no centro da cidade.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais