Essa ação faz parte do programa “Bem Cuidar – Proteção às pessoas com necessidades especiais”, que já doou cerca de 500 cadeiras de rodas e de banho
Essa ação faz parte do programa “Bem Cuidar – Proteção às pessoas com necessidades especiais”, que já doou cerca de 500 cadeiras de rodas e de banho
Nesta sexta-feira é o último dia da Campanha Nacional do Fique Sabendo, que oferece o teste rápido para detecção de HIV e Sífiles. A atividade marca as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS, em dia 1° de dezembro, quando ocorreu a abertura da mobilização.
A Secretaria de Saúde através do CTA - Centro de Saúde Prevenção DST Aids, iniciou no primeiro dia do mês, a campanha de prevenção “Fique Sabendo” que teve uma semana de muita movimentação e termina nesta sexta-feira, 7, com funcionamento das 8 às 16h. Com testes e diagnósticos para HIV e Sífilis, o atendimento está sendo feito na Rua General Osório-1417, Centro.
As equipes oferecem aconselhamento, orientação e os testes e diagnóstico. O CTA conta com equipes multidisciplinares e em parceria com alunos de enfermagem da Escola Industrial está com 30 pessoas em trabalho, fazendo a abordagem nas ruas e encaminhando até o local, onde são realizados os diagnósticos. A grande maioria da população desconhece os serviços e mais, que o atendimento é gratuito, disse uma profissional da equipe.
Até o fim da tarde de terça-feira haviam sido realizados cerca de 355 testes, com 15 diagnósticos de sífilis e 5 de HIV. Para mais informações, o telefone é 3711-9467-Cássia ou no CTA 3724-3920.
As funilarias e borracharias instaladas na cidade precisam se adequar as normas previstas na legislação ambiental, Códigos de Posturas e de Meio Ambiente e as normas sanitárias. A partir das reclamações registradas pela população e observações feitas pelos próprios agentes, a Vigilância Sanitária em conjunto com a Guarda Civil, realizou ontem uma série de visitas a estabelecimentos com o objetivo de apurar a situação dos ambientes, destinação adequada dos resíduos e até mesmo o cumprimento de normas que envolvam as condições de trabalho das pessoas envolvidas.a
As intervenções programadas para essa quinta-feira foram feitas em toda extensão das Avenidas Antônio Barbosa Filho e Hélio Palermo, disse um dos encarregados da fiscalização. Num primeiro momento o foco é alertar os responsáveis, dando a cada um o prazo necessário para as adequações e nos casos de reincidência a medida é a lacração do estabelecimento.
As várias reclamações que chegam a Vigilância são de moradores que denunciam situações de destinação de rejeitos de tinta, rejeitos de funilaria e mesmo água, no sistema de galerias, o que polui o ambiente, gerando mal cheiro e outras complicações. Existe normas na legislação municipal e sanitária que precisam ser obedecidas, de proteção ao ambiente e que garantam também a saúde dos trabalhadores envolvidos nas atividades.
A Prefeitura de Franca anunciou nesta terça-feira, que a partir do próximo dia 12, pelo menos 4 profissionais médicos estarão substituindo aqueles que deixaram a cidade no meio do mês passado. Todos eles eram cubanos, faziam parte do programa ‘Mais Médicos’ e foram desligados de suas funções na cidade no meio do mês passado, após o fim da parceria entre os governos do Brasil e de Cuba.
A medida foi transmitida pelo secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, destacando que os novos profissionais já estão chegando e os 4 primeiros poderão começar trabalha a partir do dia 12. Existem alguns trâmites administrativos e burocráticos em andamento que estão sendo cumpridos por eles e a área de Recursos Humanos da Prefeitura.
Esses profissionais com perfis parecidos com o tipo de atendimento do ‘Mais Médicos’, valorizando a relação com os pacientes e o foco na prevenção da doença vão atuar naqueles locais em que os cubanos atuavam. São as Unidades Básicas do Jardim Luiza (região Norte), no Parque do Horto e no City Petrópolis. O quinto profissional em data a ser confirmada será realocado para prestar serviços junto a Unidade Básica do Jardim Aeroporto 3.
Na ocasião foi feita a entrega dos coletes de identificação para cada um dos seus membros que esteve presente na reunião