Email  

Saúde

Vacinação para pacientes com 46 anos ou mais com comorbidades

arte vacina 250521 
     A Prefeitura prossegue nesta terça-feira, 25, com a programação da vacinação contra a Covid-19, com atendimento para a aplicação da primeira dose para pacientes com comorbidades, que tenham 46 anos ou mais e os idosos com 60 anos ou mais, no horário das 7h30 às 16h, em 6 Unidades Básicas de Saúde do Leporace, Brasilândia, Aeroporto I, São Sebastião, Paulista e Estação.
     Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);  doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com imc > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, além de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, com idade de 46 anos ou mais. 
     Para receber a vacina é necessário a apresentação de receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.



Gestantes e Puérperas com comorbidades
     Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade a partir de 18 anos ou mais e que apresentam comorbidades, a aplicação da primeira dose (Coronavac) prossegue nesta terça-feira, 25, no período das 7h30 às 16h, exclusivamente, na UBS Aeroporto 3, mediante a apresentação do cartão de Pré-Natal, acompanhado de laudo ou receita médica para as gestantes. Já as puérperas deverão levar a certidão de nascimento da criança, acompanhada de laudo ou receita médica, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.



2ª Dose para 77 anos ou mais
     Os idosos com 77 anos ou mais poderão receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca/ Fiocruz) nesta terça-feira, 25, exclusivamente, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove a primeira dose.



2ª Dose para 64 anos ou mais
     As pessoas, com idade de 64 anos ou mais, que aguardam o recebimento da segunda dose da vacina (Coronavac), poderão comparecer a UBS Ângela Rosa, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto, CPF e cartão que comprove a primeira dose. 



Vacina Contra Influenza
     A vacinação contra a Gripe Influenza prossegue voltada para as crianças de 6 meses  a  5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas e idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. 
     A orientação é para que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data. O atendimento será prestado das 7h30 às 13h, nas seguintes UBS Planalto, Paulistano, Santa Clara, Santa Terezinha, Progresso e ESF Luíza

Patrulha Covid aperta o cerco e coíbe aglomerações por toda a cidade

FISCALIZACAO 
     A Vigilância Sanitária divulgou nesta segunda-feira, 24, um balanço das operações realizadas pela Patrulha Covid, por toda a cidade a partir da última sexta-feira, incluindo o final de semana até a manhã desta segunda-feira.
     Na sexta-feira, as autoridades sanitárias visitaram e emitiram autos de infração para um depósito de bebidas, festa em chácara e uma quadra esportiva, além de orientações e notificações em uma loja de conveniência, quatro bares, restaurante e uma chácara. Já no sábado, os fiscais se depararam com o desrespeito as medidas restritivas de enfrentamento a Covid-19 e mediante, as denúncias recebidas pelo Covizap e Guarda Civil Municipal, confirmaram a realização de uma festa de casamento em chácara, apreenderam aparelhos de som, que seriam utilizados em uma cavalgada, com a emissão de autos de infração, notificações e orientações em chácaras e área de lazer. 
     As aglomerações de pessoas foram registradas em bairros como as Vilas Maria, Tótoli e Recanto Elimar, avenida Brasil, além da Rodovia João Traficante, altura dos quilômetros 3 e 5, em chácaras. 
No domingo, a Patrulha Covid lavrou um auto de infração, com interdição de um bar, notificaram os responsáveis por uma festa particular e no início da noite, com o apoio da Polícia Militar, realizou blitze na avenida Champagnat, onde foi registrada aglomeração de torcedores, em comemoração a um evento esportivo. 
     Na manhã desta segunda-feira, após o recebimento de denúncias pelo Covizap, os fiscais visitaram quatro academias, que estavam funcionando e três delas, receberam autos de infração, tendo em vista que pelo decreto municipal 11.267, com a adoção de medidas mais restritivas ao Plano São Paulo, as atividades em academias de esportes de todas as modalidades não estão permitidas.
     Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental, destacou que desde o início das atividades da Patrulha Covid, em duas semanas, já foram emitidos 19 autos de infração, 10 interdições, 15 orientações, 4 notificações e uma apreensão de aparelhos de som, em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, festas clandestinas em chácaras e áreas de lazer, eventos esportivos e outras aglomerações. 
     Segundo ela, esse tem sido um trabalho bastante efetivo e árduo, com o intuito de conscientizar as pessoas a respeitarem as legislações municipal e estadual de enfrentamento a Covid. "Devido a grave situação das condições epidemiológicas da cidade, com o aumento de mortes e a confirmação de novos casos da doença, as pessoas precisam agir com mais responsabilidade e consciência, evitando aglomerações e ficando em casa. E essa é uma realidade que as autoridades sanitárias não têm encontrado pela cidade. Infelizmente!", declarou.
     As denúncias para a Patrulha Covid poderão ser feitas pelo canal Covizap - 99917-2802 e pela Guarda Civil Municipal pelo telefone 3724-1033.

Prefeitura entrega novo lote de aparelhos auditivos

APARELHO AUDITIVO 
      A Secretaria de Saúde entregou nesta segunda-feira, 24, um novo lote de  aparelhos auditivos, no Setor de Saúde Auditiva do NGA-16. 
      Foram distribuídas 189 próteses, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", beneficiando 101 pacientes, que estavam aguardando pelo aparelho. O programa que estava parado há pelo menos, um ano, foi retomado pela Prefeitura, em março deste ano, com a entrega de 33 próteses numa primeira etapa. 
      São beneficiados pelo programa, os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente.  Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados, além da reposição das pilhas, sempre que necessário.
      O projeto apresenta um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão ganhando mais qualidade de vida. 

Saúde imuniza idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e gestantes

arte vacina 240521 

     Para a próxima segunda-feira, 24, a Secretaria de Saúde programou o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos com 60 anos ou mais e pessoas, com idade a partir de 48 anos ou mais, que apresentam comorbidades. Poderão ser atendidos os pacientes que apresentam Diabetes Mellitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas com Cardiopáticas; Cardiopatias Congênitas no adulto; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Doenças Cerebrovascular; Doença Renal Crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, Doenças Reumáticas em uso de Prednisona com doses maiores de 10 mg/dia ou em Pulsoterapia; Indivíduos em uso de Imunossupressores ou com Deficiências Primárias; Pacientes Oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias Hematológicas; Doença Falciforme e Talassemia Maior; Obesidade Mórbida com IMC maior que 40 e Cirrose Hepáticachild- Pugh A, B ou C, as pessoas com Síndrome de Down, Renais Crônicos, que fazem tratamento de Hemodiálise, , Transplantados de Órgãos Sólidos e Medula Óssea, todos com idade a partir de 18 anos ou mais e pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade de 48 anos ou mais, que ainda não foram imunizados.

    O atendimento será prestado nas UBS São Sebastião, Paulista, Aeroporto 1, Leporace, Guanabara e Brasilândia, no horário das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.

Gestantes e Puérperas com comorbidades

    Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade a partir de 18 anos ou mais e que apresentam comorbidades, a aplicação da primeira dose (Coronavac) prossegue nesta segunda-feira, 24, no período das 07h30 às 16h, exclusivamente, na UBS Ângela Rosa, mediante a apresentação do cartão de Pré-Natal, acompanhado de laudo ou receita médica para as gestantes. Já as puérperas deverão levar a certidão de nascimento da criança, acompanhada de laudo ou receita médica, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.



2ª Dose para 80 anos ou mais

   Os idosos com 80 anos ou mais continuarão sendo atendidos nesta segunda-feira, 24, exclusivamente, na UBS da Estação, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove a primeira dose.



2ª Dose - Profissionais de Saúde

    Os profissionais de saúde poderão receber a segunda dose da vacina, exclusivamente, na UBS Horto, das 13 às 16h.

Vacinação contra Gripe Influenza

Vacina Influenza 2405 

     A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza prossegue nesta segunda-feira, atendendo os idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de saúde, além de crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h.

      Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 15 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza. A orientação da Secretaria de Saúde é para que apresentem o cartão de vacinação, além do documento de identidade com foto e CPF.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais