Email  

Saúde

Vigilância define áreas de atuação após densidade larvária

 arrastao da dengue nov 22 1 scaled original

     A Vigilância Ambiental do município concluiu o mapeamento da cidade em relação aos focos com larvas do mosquito da dengue, após a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada durante o mês de abril. Assim, foram estabelecidas as áreas e datas para a realização dos futuros ‘Arrastões da Dengue’. No dia 23, será atendida a Vila Imperador e no dia 30, a Vila Santa Terezinha. 
     A Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril, teve como objetivo, identificar os locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base no encontro e análise de larvas nos  imóveis pesquisados. O resultado desse levantamento, revela a proporção de áreas infestadas (com larvas de Aedes aegypti), com relação aos imóveis trabalhados, ou seja, de 4.205 imóveis, em 49 foram encontradas larvas do mosquito (1,2%). Como estratégia de combate e prevenção a Dengue e outras arboviroses, a equipe da Vigilância Ambiental programou e realizará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o "Arrastão da Dengue", nas datas citadas. 
      Diferente do 'Arrastão da Limpeza', o "Arrastão da Dengue" tem como objetivo a eliminação de criadouros, não recolhendo móveis usados e outros objetos recolhidos pelo da Limpeza. O foco é a conscientização da população sobre a importância de se manter atenta e eliminar os criadouros da residência.
      Na avaliação de campo feita em abril foram encontrados mais de 1,8 mil criadouros, com a maioria deles sendo pratos/pingadeiras, garrafas retornáveis, latas, frascos e plásticos utilizáveis, baldes e regadores, latas, fracos e plásticos descartáveis.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 05 at 16.36.12 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta segunda-feira, 8, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

Campanha Influenza

WhatsApp Image 2023 05 05 at 14.13.25 1 original 

      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Vacinas de Rotina

 WhatsApp Image 2023 05 05 at 14.13.25 original

     A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta segunda-feira, 8, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Com duas unidades, Odontomóvel dobrará capacidade de atendimento às crianças

odonto original 

     Visando à ampliação nos atendimentos odontológicos para as crianças da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Franca adquiriu mais uma unidade do Odontomóvel. A entrega do novo veículo, feita pelo prefeito Alexandre Ferreira, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, na Secretaria de Saúde.
     Foram investidos R$ 700 mil para a adaptação do veículo. Com a entrega dessa segunda unidade, o número de atendimentos saltará de 3.500 para 7 mil por ano, de acordo com as necessidades das 11.500 crianças das 85 creches mantidas pela Prefeitura de Franca, com idades entre 4 meses a 5 anos. 
    Durante a entrega da Unidade Odontológica Móvel, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que o veículo foi adquirido, graças às emendas impositivas dos vereadores e agradeceu a união entre Executivo e Legislativo para tornar o projeto uma realidade. “É muito importante esse trabalho em conjunto para melhorar a vida das pessoas”, disse. 
    O Odontomóvel é um veículo equipado com gabinetes odontológicos, conta com dois cirurgiões dentistas da rede municipal e acessibilidade. O foco é a orientação, prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor quando indicado, procedimentos curativos e avaliação de risco para a saúde bucal das crianças. 
    Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que as visitas às creches são agendadas e o Odontomóvel vai até os locais para fazer a prevenção. À medida, em que são identificadas situações que necessitam de cuidados especializados, os pais são chamados e orientados, de acordo com a situação de cada aluno, sendo encaminhados para um serviço especializado disponibilizado, gratuitamente, pela Secretaria de Saúde.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais