Email  

Saúde

Vigilância reforça ações contra o comércio irregular na área central

 ambulante original

         Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária estão desde o começo da semana, realizando um trabalho em toda a área central da cidade, no sentido de coibir a prática do comércio de mercadorias irregulares. 
        O objetivo é conscientizar as pessoas, que estão em atividades em desacordo com a legislação municipal, orientando sobre os serviços de apoio que o município disponibiliza, visando regularizar as suas atividades. Nesta quinta-feira, foi registrada a apreensão de perfumes de origem desconhecida. 
         Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que essas ações são realizadas periodicamente, abrangendo as Praças Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca, 9 de Julho e Dom Pedro II. 
 
Guarda Civil
        A Guarda Civil Municipal também está realizando o patrulhamento na área central, desde a última segunda-feira, contando com o apoio do ônibus de monitoramento, estacionado nas proximidades da Fonte Luminosa, na Praça Nossa Senhora da Conceição, a partir das 9h até o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais, que terão funcionamento estendido neste final de semana.
          O trabalho objetiva reforçar a segurança da população, que estará frequentando a área central da cidade, durante as compras de presentes. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 11 at 11.41.46 2 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta sexta-feira, 12, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

Campanha Influenza

 WhatsApp Image 2023 05 11 at 11.41.46 1 original

       Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Vacinas de Rotina

WhatsApp Image 2023 05 11 at 11.41.46 original 

       A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 12, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h

Saúde adquire novo aparelho que dobrará capacidade de exames

 aparelho original

     A Secretaria de Saúde tem mais um aparelho que duplicará o número de exames realizados. Foi adquirido mais um dispositivo EEG (eletroencefalograma), utilizado para avaliar a atividade elétrica do cérebro, examinando a normalidade cerebral.
      O aparelho foi instalado no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) e começa a funcionar nos próximos dias. A aquisição, feita com recursos próprios, dobrará o volume atual de 250 para 500 exames por mês. 
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o exame é feito mediante solicitação de médico especialista. Com o encaminhamento, o paciente deve procurar o CDI para fazer agendamento e, posteriormente,  é submetido ao exame. Ela explicou que essa é mais uma medida adotada para garantir atendimento a todos. “Todas essas ações e aquisições estão dando acesso à população de forma mais rápida e diagnóstico mais preciso a quem nos procura”, disse.
      O CDI, que funciona na Secretaria de Saúde, realiza exames de ultrassom de diversas especialidades, eletros, tococardiografia e outros. 
      De janeiro a abril deste ano, mais de 18 mil exames foram feitos. De acordo com Waléria Mascarenhas, vários procedimentos foram marcados, mas há um índice de quase 30% de absenteísmo. Ela orienta e solicita que a população compareça aos atendimentos e exames, munida de documentos. 
     O Centro de Diagnóstico por Imagem fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador. 
 
 
Apresentação de documentos
      De modo a diminuir o absenteísmo e garantir o atendimento, a Secretaria de Saúde iniciou uma campanha para que a população leve documentos pessoais, quando for passar por atendimento na rede municipal. A medida garante que os dados estejam corretos e que sejam apresentados em exames e procedimentos. 
      Para ser submetido a atendimento nas unidades de saúde, o paciente deve estar munido de documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, carteira de motorista ou de trabalho; CPF; comprovante de endereço e CNS (Cartão Nacional do SUS).  
       A secretária orientou que, no caso de não ter o cartão do SUS, o usuário deverá procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e solicitar. “Isso tudo é gratuito e muito importante para que tudo esteja de acordo. No caso de exames, nós pedimos que o paciente leve os documentos mencionados e a solicitação do pedido”, orientou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais