Tendo em vista a vigência do período de lockdown a partir desta quinta-feira, 27, as consultas e demais procedimentos eletivos, que não são urgências, estarão suspensos na rede municipal de saúde até o dia 10 de junho. Em resolução publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, pela Secretaria de Saúde, regulamenta os serviços que serão reagendados, com orientações para que os usuários não sejam prejudicados em seus tratamentos.
O intuito é contribuir para a contenção da taxa de transmissão do vírus da Covid-19. Estarão mantidas apenas as consultas e procedimentos considerados de urgência e emergência, como odontológicos, o acompanhamento de Pré-Natal e a primeira consulta dos recém-nascidos agendados pela Santa Casa.
Receitas e vacinação
Para os casos de receitas de medicamentos controlados e uso contínuo, com prazo de validade expirado, os responsáveis devem levá-las na recepção da unidade para a retirada posterior, conforme orientação a ser passada. Também ficam suspensas todas as visitas domiciliares, atendimentos em grupo e os horários de serviços nas Unidades Básicas de Saúde serão definidos conforme organização de cada repartição. As farmácias funcionarão com horários padronizados, seguindo os protocolos sanitários no contexto da pandemia.
A vacinação de rotina, bem como, da Covid-19 e Influenza acontecerão nos horários e locais divulgados, diariamente, no site oficial da Prefeitura. A troca de curativos será avaliada pela equipe de enfermagem, a fim de evitar aglomerações e retornos desnecessários. As coletas de exame de triagem neonatal (Teste do Pezinho), seguem mantidas, respeitando o calendário.
Na Casa da Mulher, no bairro São José, também estão suspensas todas as consultas e exames, exceto o atendimento de urgência ginecológica. O mesmo se aplica para o NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), onde as consultas de rotina nas Especialidades Médicas serão reagendadas. O Ambulatório de Ostomia, que funciona no mesmo local, atenderá somente novos casos e/ou complicações com estoma, sendo que as entregas das bolsas de colostomia serão agendadas por telefone para posterior retirada.
Os pacientes do Ambulatório de Cardiologia do NGA - anticoagulação - deverão entrar em contato por telefone para orientações ou agendamento de novos exames, conforme a necessidade, sem que se faça necessária a presença física.
Na área da Saúde Auditiva, está suspensa a entrega de aparelhos ou consultas com o otorrinolaringologista; o mesmo ocorrendo com os atendimentos do Serviço de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção – OPM. As endoscopias digestivas estão suspensas. Já farmácia funcionará normalmente, no horário das 7 às 16h, respeitando os protocolos sanitários. A suspensão de atendimentos e agendamentos, exceto de urgência oftalmológica, também ocorre no Centro Oftalmológico e Casa do Diabético (médico, enfermagem, psicologia e serviço social). As receitas de medicamentos controlados e uso contínuo que estiverem com prazo de validade expirado, devem ser deixadas na recepção da unidade para retirada posterior. A farmácia funcionará normal, das 7h às 16h, com os cuidados para não haver aglomeração de pessoas.
Centros de Diagnóstico, Saúde e Mental
Na sede da Secretaria de Saúde, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), estão suspensos todos os exames médicos, exceto obstetrícias e urgências. No Centro de Saúde de Franca, na rua Ouvidor Freire, não serão realizados os atendimentos nos Ambulatórios de Tuberculose, Hanseníase e Doenças Renais Crônicas; de DST / AIDS, atendimento psicológico e odontológico, exceto para a coleta de exame de rotina e programa de pré e pós exposição. O mesmo será aplicado ao CTA. A farmácia funcionará das 7 às 16h, com os devidos cuidados necessários.
A Rede de Saúde Mental (Ambulatório de Saúde Mental, NAIA, CAPS AD e CAPS III), também suspendeu todas as consultas médicas e terapias em grupo e individual, exceto, para o atendimento de urgência do CAPS 24 horas. Também estão suspensas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), as consultas com as especialidades médicas, serviço social, psicologia e fisioterapia. Os Serviços de Remoção Interna de Pacientes (SRI) e Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mantidos pela Prefeitura, serão agendados Transporte para Fora de Domicílio (TFD) os casos excepcionais, cujos atendimentos não podem ser suspensos ou interrompidos.
Os agendamentos devem feitos, com antecedência, de no mínimo dois dias através dos telefones 3711-9430, 3711-9461 e 3711 9491, das 8 às 15 h. Em caráter emergencial, agendamentos, verificação de documentos e informações também poderão ser realizados através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para agendamentos de Remoção Interna, a pessoa deve entrar em contato para mais orientações.
Farmácia Central e outros serviços
Na Farmácia Central e de Manipulação e Ação Judicial, instalada anexa a Secretaria de Saúde, estão mantidos mediante agendamento prévio por telefone, os atendimentos relacionados ao Programa de Fraldas e Ação Judicial. No Setor de Regulação – UAC, estão suspensos os agendamentos de avaliação cirúrgica, cardiológica e exames pré-operatórios, da mesma forma, os agendamentos de exames como tomografia, ressonância magnética, cintilografia, densitometria, exames oftalmológicos, que são agendados em prestadores externos. Os demais serão agendados via sistema, caso haja agenda, via CROSS, para a fase pós-lockdown.
Ficam suspensos ainda, todos os agendamentos presenciais (recepção). A Rede de Regulação Hebe Camargo funcionará sem interrupção (oncologia), via sistema e por telefone, sem atendimento presencial na recepção. Orientações podrão ser obtidas pelos telefones 3711-9489, 3711-9417 e 3711- 9472. XIII. As prescrições médicas expedidas para pacientes que necessitam do Aparelho de Oxigênio e BIPAP serão colhidas pelo Serviço de Ação Social do hospital de origem e encaminhadas por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A equipe do Programa de Suporte Respiratório enviará a solicitação à empresa responsável, que executará a implantação do aparelho no domicílio do paciente, com as devidas orientações de uso, disponibilizando uma central de atendimento 24h para assistência técnica, caso necessário.