A Secretaria de Saúde confirmou a retomada do atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade a partir de 18 anos ou mais e que apresentem comorbidades. O atendimento para este público foi suspenso pela secretaria, após uma recomendação do Ministério da Saúde (ANVISA) e Governo do Estado para a aplicação da vacina Astrazeneca/ Fiocruz, na semana anterior. Com o recebimento de uma nova grade de vacinas Coronavac, a aplicação da vacina será retomada nesta quinta-feira.
Estarão disponíveis, no período das 07h30 às 16h, as UBS Ângela Rosa e Guanabara, mediante a apresentação do cartão de Pré-Natal, acompanhado de laudo ou receita médica para as gestantes. As puérperas deverão levar a certidão de nascimento da criança, acompanhada de laudo ou receita médica, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
Demais públicos
A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais e para pessoas, com idades entre 50 e 51 anos, que possuem comorbidades, a partir das 07h30 às 16h, nas UBS Estação, Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1 e 3, São Sebastião e Paulista, mediante a apresentação de comprovantes, como receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência. Continuarão sendo atendidos os pacientes que apresentam Diabetes Mellitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas com Cardiopáticas; Cardiopatias Congênitas no adulto; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Doenças Cerebrovascular; Doença Renal Crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, Doenças Reumáticas em uso de Prednisona com doses maiores de 10 mg/dia ou em Pulsoterapia; Indivíduos em uso de Imunossupressores ou com Deficiências Primárias; Pacientes Oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias Hematológicas; Doença Falciforme e Talassemia Maior; Obesidade Mórbida com IMC maior que 40 e Cirrose Hepáticachild- Pugh A, B ou C.
Já as pessoas com Síndrome de Down, Renais Crônicos, que fazem tratamento de Hemodiálise, Transplantados de Órgãos Sólidos e Medula Óssea, todos com idade a partir de 18 anos ou mais e pessoas com deficiências permanentes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade de 55 a 59 anos, que ainda não foram imunizados, poderão ser atendidos nas mesmas UBS e horários citados acima, apresentando os comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.
Vacinação contra Gripe Influenza
A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza prossegue nesta quinta-feira, 20, atendendo os idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de saúde, além de crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h.
Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 15 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza. A orientação da Secretaria de Saúde é para que apresentem o cartão de vacinação, além do documento de identidade com foto e CPF.