A Prefeitura inaugurou na manhã dessa segunda-feira o seu novo CAPS III (Centro Psicossocial), uma unidade com estrutura diferenciada, voltada a um público direcionado a partir dos atendimentos primários das Unidades Básicas, localizada na rua da Concórdia, 41, entre o Residencial Nosso Lar e Parque dos Pinhais. A Prefeitura de acordo com a parceria celebrada com a Fundação Espírita Allan Kardec, deverá investir recursos na ordem de R$ 250 mil mensais nesses atendimentos, o que vai representar mais de R$ 3 milhões por mês.
Diversas autoridades municipais e dirigentes da Fundação marcaram presenças, onde foi ressaltado que a repartição não será um ambiente de atendimento direto à população, mas daqueles pacientes mentais encaminhados pelas Unidades Básicas e demais repartições de saúde do município. Um corpo multidisciplinar estará a disposição, composto por 33 funcionários.
O prefeito Gilson de Souza enfatizou que esse era um assunto que vinha sendo amadurecido desde o ano passado e que se consolida agora, ampliando e melhorando os serviços de saúde numa área de grande carência. Também participaram o presidente da Fundação Allan Kardec, Mário Arias Martines, o vice-presidente Fernando Palermo Faleiros, o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, junto com Lázara Maria Batista e Eliane Matheus Bonfante, das equipes de gestão.
O secretário de Saúde reiterou que o CAPS Florescer III é voltado aos pacientes portadores de doenças mentais graves, encaminhados pelas UBS, Prontos Socorros e UPAs, havendo uma ficha própria que deve ser preenchida antes. Não é um lugar para demandas diretas de urgências e emergências, e sim, agendados. O CAPS III é a primeira unidade desse porte no Município, oferecendo assistência por 24 h, contando com leitos de observação e uma equipe multiprofissional completa, com psiquiatra, psicólogo, terapeuta, corpo de enfermagem, podendo atender até 150 pacientes por dia.