Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Número de cirurgias eletivas oferecidas pela Prefeitura cresce 71% em dois anos

Tamanho da letra:

     A Prefeitura de Franca ofereceu no ano passado 5.293 cirurgias eletivas aos pacientes da cidade. O número é 71% maior que o registrado há dois anos. Desde o início do mandato, o governo Gilson de Souza tem aumentado o número de procedimentos à população. Já no primeiro ano, houve um crescimento. Em 2017, foram 3.990 cirurgias contra 3.084 em 2016. 

     “Desde que assumimos a Prefeitura da Franca, nosso principal eixo de trabalho é o cuidado com a população. O aumento importante no número de cirurgias eletivas realizadas no ano passado - 2,2 mil a mais que em 2016 - é exemplo claro de que o nosso foco está na saúde e bem-estar dos francanos. Buscamos convênios, parceiras e também investimos recursos próprios para aliviar o sofrimento de quem aguardava na fila há anos”, afirmou o prefeito Gilson de Souza. 

     De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes, diversas ações da Prefeitura possibilitaram a oferta de mais cirurgias, como o estabelecimento de contrato com a Santa Casa de Pedregulho; o mutirão de cirurgias urológicas na Santa Casa de Franca, com financiamento da Prefeitura; acordos com o Departamento Regional de Saúde (DRSVIII) para cirurgias eletivas no AME e Santa Casa de Franca; e mutirão de cirurgias eletivas (2017 e 2018) com verba do Ministério da Saúde, organizado pela Unidade de Avaliação e Controle (UAC) da Secretaria de Saúde de Franca e DRS. 

     “A Secretaria de Saúde também adotou medidas para otimizar o encaminhamento e gerenciamento de vagas de cirurgias eletivas, como informatização dos pedidos de cirurgias, auditoria e triagens de pacientes”, completou o secretário. 

     As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas. Em Franca, as mais comuns são de catarata, hérnia, vesícula, varizes, amígdala/adenoide e ortopédicas. Todos os meses, em média, cerca de 450 cirurgias eletivas são solicitadas pelo SUS na cidade. Segundo Relatório do SIGS (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), atualizado nesta terça-feira, 22, são 11.444 procedimentos eletivos em espera.

     “Apesar de todo o nosso esforço para diminuir o sofrimento da população, a fila já era muito grande quando assumimos a Prefeitura e novas solicitações surgem todos os dias. Mas, com planejamento e ações, temos avançado no número de cirurgias oferecidas. Nosso compromisso é ir além e possibilitar ainda mais procedimentos neste ano”, disse o prefeito. 

     A programação para 2019 está sendo projetada com o objetivo de manter os avanços obtidos em 2017 e 2018, no intuito de reduzir a fila de espera. “Possivelmente serão realizados mais mutirões nas Santas Casas de Franca e Região, entretanto a quantidade e tipos de cirurgias a serem incluídas ainda não foram definidas”, informou o secretário.

     A orientação para os pacientes é que, após a solicitação do procedimento cirúrgico eletivo, aguarde o contato da Secretaria de Saúde, mantendo sempre o número do telefone atualizado. As convocações dos pacientes para a realização dos procedimentos respeitam a data da solicitação da vaga, exceto prioridades devidamente justificadas e descritas em relatórios e laudos médicos e submetidas à auditoria da equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais