A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu neste final de semana mais uma etapa do Plano de Contingência contra o mosquito transmissor da dengue. Somente no primeiro mês deste ano, o número de casos suspeitos ultrapassou o que foi diagnosticado ao longo de todo ano de 2018. As equipes seguiram em bairros da região Oeste da cidade, vistoriaram residências e orientaram a população.
Até a tarde desta segunda-feira, 21, foram contabilizados 358 casos suspeitos da doença, sendo 10 confirmados apenas em janeiro. Em todo o ano passado esse registro chegou a 310 suspeitos. A Secretaria de saúde alarma sobre o alto índice e pede que a população também faça a sua parte, verificando e eliminando qualquer possível criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Em situações de febre alta, dores de cabeça, vômitos e qualquer outro sintoma da dengue, o secretário Rodolfo Moraes orientou que o cidadão procure direto o Pronto-Socorro. As Unidades Básicas de Saúde não são indicadas já que a consulta tem de ser agendada.
Ações Preventivas
O mutirão continuará na região Oeste. Na parte da manhã os agentes vão seguir dando orientações à população sobre o mosquito da dengue, reforçando o pedido para que cada morador se mantenha atento e seja um aliado. Os bairros abrangidos serão: Residencial Santa Maria, Santa Clara, Jardim São Gabriel, Santa Efigênia, Jardim Bonsucesso e as Chácaras São Paulo.