Saúde

Segunda dose para idosos com 77 anos ou mais continua em Franca

arte vacina 060421 

            Depois de atender os idosos com 68 anos ou mais, com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, na última sexta e nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde informa que aguarda o recebimento de uma nova grade de vacinas pelo Governo do Estado para prosseguir com a imunização deste público alvo.

            Enquanto isso, anuncia para esta terça-feira, 6, que prossegue imunizando com a segunda dose, os idosos com 77 anos ou mais, observando que os atendimentos serão feitos de acordo com as datas anotadas no cartão de vacinação, por ocasião da aplicação da primeira dose, respeitando o intervalo de 28 dias entre elas. 

            Para esta terça-feira, estarão disponíveis 7 postos de vacinação, sendo 5 UBS do Leporace, Brasilândia, Estação, Ângela Rosa e Paulista, funcionando das 07h30 às 13h, além dos 2 postos Drive Thru, no Poliesportivo e Franca Shopping, atendendo das 8 às 17h. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e é importante, que as pessoas apresentem um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação, que comprove a primeira dose.

            Confira os postos de vacinação: 

Unidades Básicas de Saúde - das 7h30 às 13h:

UBS LEPORACE

UBS BRASILÂNDIA

UBS ESTAÇÃO 

UBS ÂNGELA ROSA

UBS JARDIM PAULISTA 

Postos Drive Thru - 8 às 17h

Poliesportivo

Franca Shopping

Profissionais de Saúde

            A secretaria mantém nesta terça-feira, 6, o atendimento para a aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde da linha de frente, que ainda não completaram o esquema vacinal, na UBS do Jardim Paulista, a partir das 13h até às 17h. Os interessados deverão apresentar um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação, que comprove a primeira dose.

Profissionais de Segurança

            Para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais que atuam na área de segurança, como políciais militares, civis e guardas civis municipais, a imunização está sendo coordenada pelo 15º Batalhão de Polícia Militar, tanto a guarda dos imunizantes, bem como o cronograma de atendimento para a aplicação das vacinas. Coube, apenas, à Secretaria Municipal de Saúde, a liberação de dois profissionais para aplicarem as doses, bem como o fornecimento de insumos, como seringas, agulhas e álcool.  

Vigilância Sanitária faz balanço da fiscalização no final de semana

pexels mark angelo 1587927 

            A Vigilância Sanitária informou que, neste final de semana prolongado, intensificou o trabalho de fiscalização para coibir eventos com aglomerações de pessoas e outras questões referentes ao descumprimento do decreto municipal, que prevê medidas restritivas para a Fase Emergencial do Plano São Paulo. 

            De acordo com a Vigilância, foram realizadas 7 autuações, uma interdição, promovida em um depósito de bebidas, na Vila Formosa e outras 24 orientações à pessoas e comerciantes da cidade. Os casos mais comuns de infração foram em festas clandestinas em condomínios de chácaras, bares, jogos em campos de futebol e estabelecimentos, descumprindo a legislação. 

            Uma das razões para esse endurecimento das medidas é a preocupação das autoridades sanitárias em conter a transmissão do vírus da Covid-19. Está sendo levada em consideração também, a situação preocupante da pandemia na cidade, com leitos ocupados em sua totalidade e exigindo o máximo de cuidados das pessoas. 

            Caio Carvalho, diretor da Vigilância em Saúde, informou que a fiscalização está atenta e presente em diversos setores da cidade, orientando e identificando os responsáveis pelas infrações, com o envio de autos de infração, mediante as denúncias recebidas pelo Covizap, pelo número 99917-2802. 

            A fiscalização da Vigilância Sanitária, em suas ações, conta com o respaldo da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar. Uma vez identificadas, as pessoas responsáveis são autuadas e poderão responder por desobediência e risco a saúde pública. 

Saúde antecipa vacinação para idosos com 68 anos ou mais

72d68bc3 b336 4567 ad88 1bd742c8ddb0 original 

            A Secretaria Municipal de Saúde antecipou para esta sexta-feira, 2 de abril, às 7h, o atendimento para a vacinação, com a primeira dose da Coronavac, para as pessoas com 68 anos ou mais. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira, pelo secretário da pasta, Lucas Souza, em conjunto com as equipes da Vigilância Epidemiológica, depois do recebimento de mais um lote de imunizantes enviado pelo Governo Estadual. Serão 10 postos de vacinação, em pontos estratégicos da cidade, que funcionarão das 7h às 13h, entre eles os 2 Drives Thru, também com atendimento restrito a esse horário, no Poliesportivo e no Franca Shopping. Na UBS Paulista, o atendimento também será destinado para a segunda dose de pessoas com 77 anos ou mais, que devem levar o cartão quando do recebimento da primeira dose, além de um documento de identidade com foto e CPF.

            Para a primeira dose, os idosos deverão apresentar um documento de identidade com foto e o CPF, lembrando que o controle será feito mediante a distribuição de senhas. O intuito é evitar qualquer tipo de aglomerações, reduzir o risco de transmissão do vírus e proteger a saúde das pessoas.

            Confira os postos de vacinação, que funcionarão das 7h às 13h:

Drive-Thru Poliesportivo e Franca Shopping

UBS ESTAÇÃO 

UBS LEPORACE

UBS HORTO

UBS PAULISTANO

UBS BRASILÂNDIA

UBS ÂNGELA ROSA

UBS JARDIM AEROPORTO I

UBS JARDIM PAULISTA (além da primeira dose, também será aplicada a segunda dose para idosos, com 77 anos ou mais, que devem levar o cartão com anotação do recebimento).

Saúde programa procedimentos no Mutirão de Exames para este sábado

Mutirao Saude

            A Secretaria de Saúde programou para este sábado, 3, por meio do Mutirão de Exames, a realização de 50 Eletrocardiogramas e 40 consultas de ortopedia, no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). Os pacientes que serão atendidos já foram comunicados pela Secretaria de Saúde para comparecerem ao local, a partir das 7h, munidos da documentação pessoal e o pedido do exame.  

            De acordo com a secretaria, somente no último mês de março, foram realizados 178 exames de 191 procedimentos que foram agendados, registrando uma pequena ausência dos pacientes. Desde o início do mutirão, em fevereiro, foram executados 366 Eletrocardiogramas, dos 423 agendados.

            Segundo informações da secretaria de Saúde, a ação determinada pelo prefeito Alexandre Ferreira, está atingindo o objetivo, que era o de finalizar a demanda reprimida para os procedimentos, visando o agendamento das novas solicitações com tempo de espera para, no máximo, em uma semana, o que já está sendo feito no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

            Para a realização do Mutirão de Exames, a Prefeitura contou com a parceria de escolas e universidades, que oferecem o curso técnico ou graduação em Enfermagem.

            Lucas Souza, secretário de Saúde, alertou para que os pacientes agendados, atendam ao chamamento da Prefeitura e compareçam para a realização dos exames, evitando as ausências.

NGA

Rua Aluísio Pachêco Ferreira - Jardim Maria Gabriela

10 novos leitos começam a ser instalados no AME

Leitos ame original

 

            Conforme anunciado pelo prefeito Alexandre Ferreira na última semana, durante uma reunião emergencial, com representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defensoria Pública, DRS VIII e AME, estão sendo abertos, de forma gradativa, a partir desta sexta-feira, 1º de abril, 10 novos leitos de UTI/SUS, no Ambulatório Médico de Especialidades de Franca (AME), chegando a 25 leitos de UTI/SUS somente nesta unidade de saúde. Os novos leitos estão sendo instalados, através de um trabalho conjunto entre os órgãos, tendo em vista, o aumento na procura pelo atendimento no Pronto-Socorro Municipal "Dr Álvaro Azzuz", o número de casos confirmados e óbitos de Covid-19.

            O prefeito Alexandre Ferreira alertou, mais uma vez, que a situação é grave e precisa do envolvimento de toda a população, no sentido de seguir as recomendações sanitárias de prevenção à doença, usando máscara, distanciamento social, higienizar as mãos, utilizar álcool gel e evitar, sobretudo, aglomerações.

           Na última semana, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, foram abertos mais 6 leitos de enfermaria no Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", que passou a contar com 32 leitos de enfermaria e 8 tipo UTI.

            Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira, da Secretaria de Saúde, Franca registrou desde o início da pandemia, 433 mortes pela doença, além de 22.141 pessoas que contraíram o vírus. A taxa de ocupação de leitos hospitalares entre UTI e enfermaria estava até esta quarta-feira, em 85,5% das vagas disponíveis na cidade. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais