Uma das áreas mais sensíveis da administração municipal, a Saúde de Franca tem recebido especial atenção da Prefeitura. Prova disso, é que em apenas dois anos 214 funcionários foram contratados para atuarem no setor. Outras sete vagas estão autorizadas para serem preenchidas. Do total de profissionais contratados, 96 são médicos.
Entre as especialidades médicas, 39 dos servidores convocados entre 2017 e 2018 pela Prefeitura de Franca são médicos emergencialistas – clínico geral, 14 clínicos gerais, 10 psiquiatras e seis ginecologistas.
Com as contratações, a Prefeitura reativou os atendimentos no Ambulatório de Saúde Mental, na Casa do Diabético e implantou, por exemplo, o programa Sábado da Mulher, que atende pacientes em consultas previamente agendadas em mutirões realizados nas UBSs (unidades Básicas de Saúde). Já foram dez edições, com quase 800 mulheres atendidas.
Ainda na lista dos 214 profissionais da Saúde contratados nos últimos dois anos, estão 26 técnicos em Enfermagem, 19 agentes de Controle de Vetores PPI/VS, 16 enfermeiros, 13 auxiliares de Saúde e 11 agentes de Saúde Pública – PSF
Saúde
Muitas mulheres faltam no Sábado da Mulher
A Secretaria Municipal de Saúde registrou no último sábado, o maior número de ausências de pacientes no mutirão de consultas ginecológicas oferecido na UBS da Vila Santa Terezinha, região Norte da cidade. Esse programa criado pela Prefeitura objetiva atender a demanda de consultas represadas em alguns setores da cidade e a confirmação das regiões leva em consideração antes, os indicativos de pacientes que estão à espera de atendimento.
Uma vez confirmada a data e local do mutirão, através das equipes que cuidam das relações com os usuários são feitas ligações dois ou três dias e confirmadas com as pessoas se ainda tem interesse, sendo informadas do horário que devem comparecer. Portanto são ofertadas consultas e os exames complementares necessários, com horário marcado e nessa situação da Santa Terezinha, de 60 consultas marcadas 21 pacientes não se apresentaram.
Foi o segundo sábado consecutivo do Sábado da Mulher no mesmo local, por conta das muitas solicitações. Até o momento perto de 900 consultas ginecológicas foram ofertadas com os respectivos exames, em edições anteriores desse programa nas regiões do Aeroporto, Brasilândia, Leporace, Paulista e São Sebastião. A próxima edição, a ser confirmada pode ser realizada no dia 13, na UBS do Parque Vicente Leporace.
Vacinação contra a gripe começa em todas as UBS e NSF
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nesta quarta-feira e segue até dia 31 de maio
Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira
A Vigilância Epidemiológica está com tudo pronto para a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que terá início nesta quarta-feira, 10, e segue até dia 31 de maio. A campanha é realizada em parceria com o Ministério da Saúde que marcou a mobilização nacional para o dia 4 de maio . A previsão da Vigilância Epidemiológica é imunizar 94.905 pessoas durante a Campanha de Vacinação englobando todos os grupos, sendo o de idosos o maior número.
Durante toda a campanha, as doses serão aplicadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos Núcleos de Saúde da Família sempre das 10 às 16 horas. Além disso, será feito um trabalho junto às creches. AS UBS, de cada região, definirão datas para aplicar a vacina diretamente nas creches. Os pais e professores serão informados das datas e horários.
No período de 10 a 19 de abril, serão imunizadas as crianças (na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade - 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e mães com recém-nascidos (até 45 dias). Também será feita a atualização da Caderneta de Vacinação.
A partir do dia 22 de abril, serão atendidos os demais grupos que deverão procurar a UBS ou NSF de sua região para receber a dose da vacina. Serão atendidos trabalhadores ligados à área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
Público a ser vacinado
Crianças (6m a > 2 anos) – 7.431
Crianças (2 a 4 anos) – 12.781
Crianças (5 anos) – 4.418
Trabalhador da Saúde – 8.839
Gestantes – 3.716
Puérperas (até 45 dias) – 611
Idosos – 36.912
Comorbidades (associação de duas ou de várias doenças) – 17.167
Professores – 3.030
Conferência Municipal de Saúde será nesta quinta-feira
Tendo como temática ‘A Consolidação do SUS para Manutenção do Direito à Saúde’, Prefeitura, sua Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal promove nesta quinta-feira, dia 11, a 8ª Conferência Municipal de Saúde a partir das 8 horas no Centro Universitário Uni-Facef, unidade II. Trata-se de um espaço em que serão discutidos e avaliadas questões relacionadas a saúde pública, bem como futuras medidas que poderão ser implementadas na cidade.
Com o tema já estabelecido, o evento terá na sua coordenação o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clóves Plácido Barbosa, com a presidência do secretário Municipal de Saúde, José Conrado Dias Netto e participação confirmada do vice-prefeito Frank Sérgio Pereira, entre outras autoridades. Será lido na ocasião o Regimento Interno seguindo se a plenária com seus eixos temáticos e uma palestra de abertura do promotor de Justiça Eduardo Tostes, focada no tema principal.
A partir das 10h30 segue uma reunião com o grupo de trabalho na coordenação, formado por profissionais de diversos setores tanto da Atenção Básica como das ações judiciais. Após o almoço será realizada tem apresentação das propostas, debate e votação do que foi apresentado e votação das moções, com os encaminhamentos conforme o previsto no Regimento.