Email  

Saúde

Saúde prepara campanha sobre Tuberculose

      A Prefeitura prepara a partir da próxima semana, uma campanha direcionada a todo o público usuário dos serviços da rede pública e a população em geral, sobre a Tuberculose, uma doença das mais antigas e que ataca principalmente os pulmões, podendo atingir outros órgãos. A Prefeitura mantém um Ambulatório com atendimento e orientações gratuitas, que funciona no Centro de Saúde I, na rua Ouvidor Freire, esquina com a rua General Osório, no centro da cidade.

      A doença é causada pelo bacilo de Kock e surge especialmente naquelas pessoas que estão com seus sistemas de defesa mais comprometidos. A transmissão pode ocorrer através do ar, onde uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra por meio da tosse e do espirro. Tem como sintomas principais febre baixa, geralmente à tarde, tosse com ou sem escarro, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite.

     Buscando esclarecer dúvidas e divulgar a disponibilidade do serviço gratuito na rede pública, a equipe do Ambulatório de Tuberculose distribuirá, com o apoio das UBS e demais unidades ambulatoriais da Prefeitura, folhetos informativos com dicas gerais sobre a doença, os sintomas mais comuns e como prevenir.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3724-1843 e 156.

 

Prefeitura promove campanha preventiva nesta semana

     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e suas equipes do Programa Municipal DST/Aids, promove até sexta-feira, 1º de março, a campanha preventiva de doenças sexualmente transmissíveis. A campanha tem como tema “Carnaval Campeão só em ritmo de prevenção” e segue sendo realizadas em ruas e avenidas das 16 às 18 horas com distribuição de preservativos e material educativo.

    Nesta quinta-feira, 28, a equipe estará na Avenida Moacir Vieira Coelho com Av Dr. Flávio Rocha. Já amanhã, a abordagem será na Rotatória do Distrito Industrial. A campanha continua no final de semana, com distribuição de material na Passarela do Samba José Renato Rosa”.

Saúde realiza mutirão remanescente de cataratas

     A Prefeitura de Franca realizou na última semana, através de sua Secretaria de Saúde, o atendimento em mutirão de 57 pacientes que aguardavam por cirurgias de cataratas. Eles constavam de uma lista remanescente de 2018, foram previamente comunicados e realizaram uma avaliação pré-operatória, sendo que na sexta-feira foram transportados de ônibus da própria Prefeitura até a Santa Casa de Pedregulho, instituição credenciada para esses procedimentos, onde ocorreram as cirurgias.

    No sábado os pacientes voltaram para uma avaliação pós operação e estão em observação. Segundo as informações do secretário de Saúde, José Conrado Netto, no final do ano passado haviam sido contratados procedimentos cirúrgicos para 200 olhos (ou 100 pacientes), previamente selecionados com base nos informes cadastrais de cada um, em que são avaliados tempo de espera, idade e condições clínicas. Foram feita apenas uma parte das cirurgias.

    O secretário reforça que a Prefeitura segue trabalhando em busca de novos recursos junto ao Estado e a União, para que novos mutirões sejam organizados este ano. Do mesmo modo permanece mantendo entendimento com outras instituições hospitalares para viabilizar novas oportunidades de cirurgias, não apenas de cataratas, como para outras especialidades.

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais