Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde inicia ações da Campanha 'Outubro Rosa' na rede de unidades

 rosa
     A Secretaria de Saúde iniciou nesta semana, as ações da Campanha 'Outubro Rosa', de prevenção e promoção a saúde da mulher, na rede de UBS's e núcleos de Estratégia de Saúde da Família, que receberam uma decoração especial em tons de rosa.
     Durante este mês, serão formados grupos de orientação, abordagens em sala de espera, com o foco na prevenção e combate ao câncer de mama, ações educativas com a distribuição de folderes, além de intensificação de vagas oferecidas às mulheres, que buscam por exames de rastreamento, como mamografia e coleta de Papanicolaou.
     Segundo a secretaria, as mulheres poderão procurar as unidades de saúde para o agendamento da coleta de Papanicolaou, especialmente, na faixa etária entre 25 a 64 anos, onde o exame deve ser realizado a cada três anos e mamografia, que deve ser anual para mulheres de 40 a 75 anos. A mamografia terá livre demanda e a estimativa é que sejam feitas cerca de 1 mil coletas de Papanicolaou. 
     A programação contempla ainda um sábado especial, previsto para o dia 22, deste mês, com a abertura de unidades de saúde, no período da manhã para o atendimento exclusivo às mulheres.
 
 
Outubro Rosa
O mês de Outubro já é conhecido, mundialmente, como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina, Influenza e Meningocócica C)

WhatsApp Image 2022 10 03 at 14.32.48 
Influenza
    A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Planalto, Progresso, Santa Clara, Aeroporto 1, Leporace, Paulista, Estação e Horto, das 8 às 19h.
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Guanabara, Brasilândia, Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.



Meningocócica C
A Secretaria de Saúde estará imunizando os profissionais e trabalhadores que atuam na área, com a vacina Meningocócica C, com o objetivo de aumentar a proteção contra a doença, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas UBS Paulistano, Guanabara, Aeroporto 3, Brasilândia, Ângela Rosa, São Sebastião e Santa Terezinha, das 8 ás 19h, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes. 



Vacinas de Rotina
    A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
   Para esta terça-feira, 4, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Guanabara, Brasilândia, Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira, 4, que contará com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.

 

1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA - Na UBS Progresso, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

 

1ª E 2ª DOSES (3 A 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC - A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas nas UBS's Leporace, Paulista e Estação, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.

 

1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Planalto, no horário das 8 às 19h.

 

1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN -   A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com idade de 30 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Horto, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª , 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  /  4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA -  A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas nas UBS's Santa Clara e Aeroporto 1, no horário das 8 às 19h.

Saúde segue com consultas ginecológicas em clínicas credenciadas

DSC 8354 
      A Prefeitura segue oferecendo três vezes por semana, atendimentos a pacientes, previamente, agendadas com duas clínicas credenciadas. As pacientes são comunicadas, por telefone, sobre a marcação da consulta, local e horário.
     Os mais recentes números, tabulados até a última sexta-feira, 30, apontavam para a oferta, desde o início do Programa ‘Mais Consultas’, de 14.458 agendamentos feitos, com o comparecimento de 9.557 pacientes, ou seja, consultas realizadas. Houve uma abstenção de 4.901, que deixaram de comparecer, o que representa algo em torno de 34%. Para este mês de outubro, estão previstos os agendamentos de mais 1.540 consultas, na Clínica Amor e Saúde, nas UBS dos Jardins Planalto e UBS Luíza. 
     Nesta segunda-feira, esses atendimentos da lista de 1,5 mil pacientes tiveram início pela clínica, no Jardim Consolação e seguirão durante a semana, culminando no sábado, nas UBS. 
     Os atendimentos estão sendo prestados nas manhãs das segundas, terças-feiras e aos sábados. As mulheres que desejam consultar com o ginecologista, podem procurar a UBS mais próxima de sua casa e, caso tenham trocado de telefone ou endereço, devem atualizar as informações de cadastro. Os dados corretos facilitam, pois permitem que a Secretaria de Saúde comunique a paciente, na medida em que consegue a vaga. Outra informação relevante é a paciente não faltar na consulta marcada, o que nos primeiros meses vinha ocorrendo com grande frequência, prejudicando as pessoas que estavam na fila de espera, o que ainda continua se repetindo.
    O programa é oferecido pela Prefeitura de Franca, com o apoio da Câmara Municipal, através de emendas impositivas.



Exames e acompanhamento
Na consulta ginecológica, caso a paciente apresente indicação médica para a coleta de Papanicolau, o exame pode ser colhido durante o atendimento, assim como outros exames de prevenção de saúde da mulher que poderão ser solicitados. Com relação aos acompanhamentos de Pré-Natal, no caso das gestantes, recebem as orientações sobre como é feito e são orientadas a comparecer na UBS mais próxima de sua casa. Nesses locais, geralmente, são organizados grupos de mães, com palestras de orientação, culminando com a oferta de um enxoval para cada grávida, ao final dos trabalhos. 

Nova UBS City Petrópolis já está em construção

 DSC 8337
       Estão em pleno andamento, as obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro City Petrópolis, na região Norte da cidade, cujo canteiro de trabalho apresenta uma constante movimentação desde o início dos serviços. Essa é a primeira de um conjunto de três unidades autorizadas pelo prefeito Alexandre Ferreira, sendo que as outras duas estão em fase de assinatura do contrato e a expedição das ordens de serviço. Uma será construída no Residencial Jardim Parati e a outra no Residencial São Domingos.
       De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, a empresa responsável pela construção da UBS no Petrópolis, localizada em uma área institucional na Avenida São Pedro, já houve uma primeira medição dos serviços, que estão concentrados no estaqueamento, colocação das ferragens da estrutura de sustentação para início nos próximos dias da parte de alvenaria. Os investimentos feitos pela Prefeitura nessas três construções são de R$ 7,1 milhões.
      Para o prefeito Alexandre Ferreira, tão importante quanto a construção dessa nova estrutura é facilitar o acesso da população da região aos serviços de saúde. Essa era uma reivindicação antiga que, finalmente, está se tornando realidade, o que vai permitir o acolhimento das pessoas para o atendimento primário mais perto de suas casas. Além do City Petrópolis vai atender também aos moradores de todas adjacências, como Miramontes, Jardins Ipanema,                Cambuí, Dom Bosco e futuramente do Parque dos Pássaros.
      O investimento na Unidade Básica do City Petrópolis é de R$ 2,2 milhões e as outras duas, com os processos de licitação concluídos, no Jardim Parati, orçada em R$ 2,4 milhões e o mesmo valor para a UBS prevista para atender ao Residencial São Domingos. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais