Com a alta demanda registrada nos atendimentos do Pronto-Socorro Infantil, o prefeito Alexandre Ferreira determinou à Secretaria de Saúde, uma série de mudanças que deverão entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira, 11.
Segundo um levantamento da secretaria, que contempla um comparativo do primeiro trimestre de 2.021 e deste ano, os números mais que dobraram, passando de 14.241 para 32.596 crianças atendidas no Pronto-Socorro Infantil.
Diante desse crescimento, a partir de segunda-feira, as equipes de atendimento ganharão o reforço de mais médicos, principalmente, nos horários de maior procura, chegando a 11 profissionais, atendendo durante 24 horas.
Outra medida anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira é que as crianças que tiverem que passar por nova consulta, que não seja de urgência, mas de retorno para que o médico avalie os exames complementares, já sairão do Pronto-Socorro com a consulta agendada para o dia útil seguinte na UBS mais próxima da sua residência, sem que os pais tenham que retornar ao Pronto-Socorro, apenas em função dos exames.
Segundo o prefeito, a Secretaria de Saúde identificou casos, em que as crianças acabam retornando ao Pronto-Socorro na mesma semana. Sendo assim, essas situações serão analisadas e a UBS da região, em que a criança mora, irá entrar em contato com os pais, agendando uma consulta com o pediatra, para um atendimento mais próximo.
O chefe do Executivo adiantou também que estão sendo preparadas mudanças para ampliar a estrutura física, visando oferecer mais conforto aos pacientes, familiares e funcionários, que deverão ser anunciadas nos próximos dias. "A demanda está crescente, mas estamos atentos e trabalhando para atender da melhor maneira a nossa população, ampliando a quantidade de profissionais médicos e a estrutura para garantir que todos sejam atendidos em suas necessidades", comentou ele.
A Secretaria de Saúde alerta a população que, além do Pronto-Socorro Infantil, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto 1 conta com atendimento pediátrico disponível de segunda a sexta-feira. Nesta unidade, cinco médicos atuam para o acolhimento e tratamento das crianças durante 24h. Nos finais de semana, os atendimentos são concentrados no Pronto-Socorro Infantil.