A Prefeitura de Franca definiu nesta quinta-feira, a contratação de 10 novos leitos de UTI-SUS na Santa Casa de Misericórdia para atendimentos de pacientes com Covid-19 e segue pleiteando mais 10 unidades imediatas por parte do Estado, o que elevaria de imediato para 27 esse número e havendo a liberação dos 10 prometidos pelo Estado, num segundo instante para 37. Essa providencia emergencial tem por objetivo garantir o mínimo de estrutura capaz para acolher com segurança as eventuais ocorrências envolvendo pacientes locais e da região (o hospital é referência) que necessitem desse tratamento mais avançado, com auxílio de respiradores.
Porém, como existem trâmites administrativos que podem demandar mais alguns dias (e a cidade não pode esperar), levando em conta que não existia nesta quinta-feira disponibilidade de leitos para novas internações, o prefeito resolveu se entender com a Santa Casa e comprar esses 10 leitos, mediante o repasse de recursos próprios nos próximos dias do valor de R$ 1,4 milhão.
Junto com essa decisão a Prefeitura segue empenhada no sentido de ter a garantia de transferência imediata dos respectivos respiradores anunciados pelo Estado e até negocia a possibilidade da cessão de equipamentos que já foram entregues em municípios da região, pertencente a Divisão Regional de Saúde. Nessa sexta-feira mais alguns detalhes serão fechados e o prefeito e o coordenador de Saúde Luís Vergara, durante uma Live ‘Prefeitura Comunica’, às 16 h, estarão dando mais detalhes, através das redes sociais para tranquilidade da população.