No verão, com temperatura alta na maior parte do tempo e chuvas regulares, é preciso redobrar os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
Para evitar a proliferação do mosquito e registro de casos das doenças, a Prefeitura está intensificando o combate ao Aedes aegypti em toda a cidade. Para isso, pede o apoio da população que é fundamental para que o trabalho tenha um resultado positivo.
Segundo o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes, a região que mais registrou casos de dengue, no ano passado, foi a região Sul, principalmente nos bairros Aeroporto e Ângela Rosa. Com o intuito de deixar toda a cidade imune ao mosquito, o secretário conta com o apoio da população.
“Pedimos que cada um olhe no quintal de sua casa e retire vasilhame, lixo, entulho e tudo aquilo que possa acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito. A Prefeitura também intensifica suas ações, mas conta com a adesão das pessoas para atravessarmos este período sem maior gravidade”, disse o secretário, ressaltando que dez minutos por dia são suficientes para deixar o quintal livre de criadouros da dengue.
Previna-se
*Objetos que acumulem água devem ser retirados do quintal ou virado de boca para baixo, principalmente garrafas e pneus.
*Se tiver plantas em vasos, coloque areia para evitar o acúmulo de água e consequentemente o depósito dos ovos pelos mosquitos. A areia conserva a umidade da planta e evita que a água fica parada.
*Mantenha os ralos sempre limpos com uso de desinfetantes, principalmente aqueles pouco usados. Com isso, não se tornarão criadouros do Aedes aegypti.
*Limpe as calhas com frequência, principalmente no período de chuva em que água pode ficar acumulada. O mesmo cuidado deve ser tomado com piscinas e aquários.