A Prefeitura recebeu nesta quarta-feira, 12 e está colocando à disposição dos usuários do NGA-16 (Núcleo de Gestão Assistencial), um conjunto de equipamentos de vídeos modernos para realização de exames por imagem de endoscopia. Essa aquisição que demandou investimentos de recursos na ordem de R$ 350 mil reais foi viabilizada em parte, com uma emenda parlamentar apresentada e direcionada a cidade pela deputada estadual Graciela Ambrósio, de R$ 250 mil e o complemento feito pela Prefeitura, com recursos próprios.
Trata-se de um significativo avanço em benefício dos usuários do sistema SUS. Com a nova aparelhagem será possível realizar exames de colonoscopia, broncoscopia e gastroscopia com maior agilidade. Além do mais, por ser um equipamento mais moderno e com menor chances de manutenção, permitirá que seja aumentado o número de exames realizados mensalmente. O conjunto trata-se de Videoendoscópio Completo por processo de Imagem; Videobroncoscópio, Videogastroscópio e Videocolonoscópio.
De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, hoje o tempo de espera dos exames de colonoscopia e broncoscopia é de aproximadamente um ano e meio, enquanto para a endoscopia a espera é de aproximadamente 2 meses para realização, com um total de aproximadamente 1.500 pacientes aguardando, assim distribuídos: 800 de colonoscopia, 500 de broncoscopia e 200 de gastroscopia. O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Vergara, esteve presente na entrega e instalação dos equipamentos e em nome do governo municipal, agradeceu o empenho da deputada Graciela, pois é com a união de esforços que podem ser obtidos os resultados que atendam melhor à população.
Dentro a estratégia de contatos com os pacientes cadastrados e no aguardo desses exames, a partir dos próximos dias começarão ser comunicados pela administração do NGA e orientados de como proceder e assim reduzir ao mínimo esse tempo de espera.