O secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, reuniu-se na manhã dessa terça-feira com sua equipe da Vigilância Ambiental e os agentes de vetor, que realizam o trabalho preventivo de visitas em casa, para pedir um esforço mais concentrado nas ações de combate aos focos do mosquito da dengue. No encontro realizado no auditório da própria secretaria, o secretário primeiro disse que valorizava muito o trabalho feito por cada agente, conversando com as pessoas e enfrentando todos os tipos de dificuldades que são conhecidas.
Lembrou que o período de agora em diante é de calor e aproximação das chuvas, o que naturalmente faz com que proliferem os ambientes favoráveis a água parada. E isso, caso não haja uma presença constante nas ruas dos agentes, o que é feito rotineiramente, mas precisa ser reforçado, pode contribuir com o surgimento de problemas com a doença. O secretário disse que Franca tem uma situação confortável, se comparado a anos anteriores e outros municípios do mesmo porte, mas é preciso vigilância e parceria com a população.
Direcionando sua fala aos moradores, Rodolfo disse que cada pessoa pode ser um agente eficaz na sua casa e no seu quintal, observando pelo menos uma vez por semana, se não há vasilhas com água parada, latões, pneus e outros objetos armazenando água. A limpeza das caixas e calhas também precisa se tornar hábito e havendo situações de suspeitas com as larvas devem ser comunicadas na Vigilância, no tel. 3711-9408.