A secretaria municipal de Saúde está criando um novo Ambulatório, para tratamento de cardiopatias graves. Com essa iniciativa um dos objetivos é otimizar o seguimento clínico ambulatorial desses pacientes, observou o secretário de Saúde, médico Rodolfo Moraes Silva, reduzindo o número de internações e custos desnecessários, bem como aumentando por outro lado, a qualidade de vida das pessoas, mediante melhor adesão ao tratamento.
A unidade de princípio deverá funcionar junto ao NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), unidade anexa ao Pronto Socorro Infantil, no Jardim Santa Eugênia. Na avaliação da secretaria de Saúde, com o passar do tempo espera agregar a esse Ambulatório uma equipe multiprofissional para aumentar ainda mais a qualidade na oferta dos serviços.
Encaminhamentos
O acesso a esse novo Ambulatório segue algumas condições, contidas no protocolo de encaminhamento da própria secretaria de Saúde. É destinado a situações de cardiopatias graves, com previsão de ser colocado em funcionamento até o final deste mês, observou o secretário de Saúde. Terá como médico responsável o cardiologista Ricardo Rached e terá funcionamento de segunda a quinta-feira, às 10 h.
Podem encaminhar pacientes para essa unidade, poderão fazê-lo apenas cardiologistas, geriatras, endocrinologistas e nefrologistas. Isso deve ser feito por meio do SIGS (Sistema de Gerenciamento de Saúde), onde os especialistas já mencionados terão essa possibilidade disponível no encaminhamento eletrônico.
Critérios de inclusão
Paciente com idade superior a 10 anos e portador de pelo menos uma das seguintes patologias:
- Miocardiopatia isquêmica (pacientes com infarto prévio, angina estável);
- Miocardiopatia hipertensiva;
- Miocardiopatia hipertróficas;
- Miocardiopatias dilatadas (primárias ou secundárias);
- Miocardiopatias restritivas (endomiocardiofibrose, fibroelastose, miocardiopátias infiltrativas, amiloidose);
- Miocardiopatia chagásica crônica;
- Insuficiência e/ou estenose mitral;
- Insuficiência e/ou estenose aórtica;
- Prolapso valvar mitral;
- Cardiopatias congênitas;
- Pwericardite
- Cor Pulmonale crônico.